Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O governador Beto Richa assinou ontem (02), no Palácio Iguaçu, protocolo de intenções com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), órgão do Ministério das Relações Exteriores, com o objetivo de aperfeiçoar as parcerias e intercâmbios internacionais com o Paraná. O documento foi assinado também pelo embaixador e diretor da ABC, João Almino, e pelo secretário de Estado para Assuntos Estratégicos, Flávio Arns.

Atualmente, o Paraná tem acordos de cooperação com 27 países, nas áreas da economia, educação, agricultura, cultura, ciência e tecnologia. “É uma importante iniciativa para identificar possíveis parcerias internacionais e mostrar aos países que o Paraná passa por um novo momento de diálogo, segurança jurídica e bons programas”, afirmou Richa.

O diretor da ABC explica que esse protocolo é o primeiro documento assinado pela agência com um estado brasileiro. “Temos mais de 30 anos de experiência nessa área e podemos contribuir muito com os projetos internacionais do Paraná, um estado desenvolvido que tem muito a mostrar”, afirmou João Almino. Ele elogiou o trabalho internacional realizado no estado.

Formação

Entre os projetos feitos em cooperação com a ABC está o 1º Curso de Formação em Parcerias Internacionais. Serão duas partes: entre os dias 15 e 17 de agosto acontece a formação conceitual e, em outubro, a parte prática. “É uma parceira importante para dar destaque internacional ao Paraná. É fundamental essa cooperação para intercâmbios e parcerias com outros países”, afirmou o secretário Flávio Arns.

Ele explicou que o curso busca capacitar os gestores da área internacional a pensar estrategicamente sobre a cooperação e fluxos de trabalho que otimizem a gestão dos projetos internacionais, padronizar as informações sobre legislação e características técnicas das parcerias internacionais e elaborar um Manual de Normas e Operativo desta área.

Arns explica que os cursos de capacitação serão direcionados aos Pontos Focais, representantes de cada Secretaria e órgão de governo que participam das reuniões e levam os assuntos referentes à sua área para serem discutidos com o grupo. “É um grupo de 50 pessoas do Executivo que vão aprofundar em temas internacionais, como a elaboração de projetos de parcerias”, afirmou.

O curso, promovido pela Escola de Gestão do Governo do Paraná, é voltado para gestores e técnicos das Secretarias para Assuntos Estratégicos, do Planejamento e Coordenação Geral, Cerimonial e Relações Internacionais e pontos focais das demais secretarias, empresas e órgãos do Estado.

A Secretaria para Assuntos Estratégicos também irá promover, no final do ano, um seminário com a presença do ministro das Relações Internacionais, José Serra. No evento, serão apresentados casos de sucesso e os avanços do Paraná na área internacional.

Novo Site

Na reunião, Arns apresentou o novo site da Secretaria – www.seae.pr.gov.br - todas as apresentações das secretarias e empresas do governo, os acordos de cooperação por país, os relatórios de viagens internacionais e de missões estrangeiras, os vídeos institucionais do Paraná e dos parceiros, as oportunidades de bolsas de estudo e intercâmbios e outras informações importantes relativas a esta área.

Na página, estão registrados todos os acordos de cooperação internacionais, relatórios e vídeos institucionais produzidos por outros países parceiros. É o caso de um termo de cooperação recente entre o estado do Paraná e a província chinesa de Zhejiang assinado pelo governador Beto Richa e o vice-governador chinês Liao Guoxun.

Além disso, o site possui informações fornecidas pelas embaixadas com ofertas de bolsas de estudo e intercâmbios. Foi demonstrado o novo relatório de viagens internacionais já disponível na Central de Viagem, o que propiciará o acompanhamento dos resultados das parcerias estrangeiras.

AEN

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios