Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O governador Beto Richa recebeu ontem (22), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o embaixador da Federação da Rússia no Brasil, Sergey Akopov, e discutiu o estreitamento das relações comerciais do Paraná com o país europeu. Desde o início do governo, em 2011, Richa tem trabalhado para o fortalecimento comercial com a Rússia e fez duas missões internacionais ao País, em 2013 e 2015.

Entre 2014 e 2015, os negócios entre o Paraná e a Rússia somaram R$ 6,4 bilhões, o que deve se intensificar neste ano. “Em nossas visitas à Rússia, apresentamos os interesses do Paraná. Muitas de nossas reivindicações foram acolhidas e interesses mútuos estão sendo encaminhados para que possamos estreitar nossas relações comerciais”, explicou o governador.

Richa destacou que o Paraná vive hoje um momento diferenciado no cenário nacional e assumiu, no ano passado, a inédita posição de quarta maior economia do Brasil. “Nosso trabalho hoje é para abrir novas fronteiras ao Paraná, que de acordo com o Financial Times, é o Estado com a melhor estratégia de atração de investimentos da América do Sul”, afirmou o governador.

Um dos resultados das missões internacionais foi o retorno da exportação da carne paranaense à Rússia em 2014, depois de nove anos de embargo. “Hoje temos dois frigoríficos exportando carne para a Rússia, que é um importante mercado internacional. Outros frigoríficos estão em fase de habilitação para iniciar as exportações”, explicou Richa.

Negócios

Em 2014 e 2015, os negócios entre o Paraná e a Rússia somaram R$ 6,4 bilhões, o que deve se intensificar neste ano. As exportações do Estado para a Rússia se concentram em alimentos e produtos agrícolas. A Rússia, por sua vez, vende produtos químicos para o Paraná.

Em sua última missão ao país europeu, Richa tratou da exportação de gás natural russo, por meio da empresa Gazprom, que é a maior empresa da Rússia e a maior exportadora de gás natural do mundo. Também foi fechada parceria para a instalação de uma fábrica de peças de aviões e um centro de operações da empresa aérea russa Irkut em Maringá, no Noroeste do Estado, para atender o Brasil e a América Latina.

Para o embaixador russo, a tendência é intensificar essa parceria, principalmente com a instalação, nesta segunda-feira, do Consulado Honorário da Rússia em Curitiba e da Câmara de Comércio e Indústria Paraná-Rússia. “Vemos com otimismo todos esses contatos que estamos fazendo. Esses acontecimentos vão dar mais oportunidade de ampliar os negócios entre os nossos países, em especial com o Estado do Paraná”, afirmou Akopov.

“É o caminho certo para abrir cada vez mais os nossos mercados, criar novas possibilidades e novos projetos. Pretendemos passar de um simples comércio a uma cooperação mais profunda, que levaria a formação de uma aliança tecnológica entre o Brasil e a Rússia”, ressaltou o embaixador.

Consulado da Rússia em Curitiba vai fortalecer parcerias com o Paraná

Também ontem (22), o embaixador da Federação Russa no Brasil, Sergey Akopov, entregou, em cerimônia no Palácio Iguaçu, as credenciais para o primeiro cônsul-honorário da Rússia em Curitiba, Acef Said, atual presidente do Instituto Tecnológico e Ambiental do Paraná (Itapar).

“Com a instalação deste consulado honorário, temos a certeza de que todos interesses comuns entre o Paraná e Rússia terão um encaminhamento mais célere e vai abrir novos horizontes dos produtos do Estado do Paraná”, afirmou o governador Beto Richa.

A instalação do consulado na capital paranaense vai ajudar no fortalecimento das relações comerciais e institucionais do Estado com aquele país. Também será instalada em Curitiba a Câmara de Comércio e Indústria Paraná-Rússia. A oficialização da câmara acontece na noite desta segunda-feira, na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

“O Paraná é um grande parceiro da Federação Russa. A instalação do consulado e da câmara de comércio objetiva, principalmente, incrementar essas relações, não só as comerciais como também cultural, na área científica e em projetos e parcerias tecnológicas”, explicou o cônsul-honorário.

Presenças

Participaram da solenidade o secretário especial para Assuntos Estratégicos, Flávio Arns; os presidentes da Agência Paraná de Desenvolvimento (APD), Adalberto Netto; da Copel, Luiz Fernando Leone Vianna; da Compagas, Fernando Ghignone; da Junta Comercial do Paraná, Ardisson Akel; da Comec, Omar Akel; o cônsul da Federação Russa em São Paulo, Yuriy Mozgovoy; o presidente do Corpo Consular do Paraná, Thomas Amaral Neves; o deputado federal Luiz Carlos Hauly e os deputados estaduais Reinhold Stephanes e Guto Silva.

AEN

Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios


Notice: Undefined variable: usuario_tk in /var/www/vhosts/jornaluniao.com.br/httpdocs/widget_footer.php on line 245
NULL