Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), autor da lei que obriga o uso de máscara facial em todo o Paraná destacou ontem, 14, a mobilização de prefeituras e governo do Estado sobre a importância do uso do artefato de proteção, uma das principais prevenção no combate ao coronavírus, ao lado do isolamento social e da higienização das mãos. "O uso de máscara obrigatório em todo o Estado está mobilizando prefeituras, empresas e entidades da importância da prevenção durante a pandemia", disse.

"Campanhas internas e externas estão sendo feitas. No Congresso Nacional há dois projetos - um na Câmara dos Deputados e outro no Senado Federal - que devem ser votados nos próximos dias, tornando o uso obrigatório em todo o país. Vários estados e cidades brasileiras já adotaram como meio de prevenção", completa Romanelli.

A Secretaria Estadual de Comunicação e Cultura lançou nesta quarta-feira (13), a campanha “Vai de Máscara” que orienta a população a usar máscaras de proteção individual durante suas atividades do dia a dia, como forma de prevenção à covid-19.

Aliados

A meta, segundo o deputado Romanelli, é distribuir cartazes para serem fixados em prédios públicos e no interior dos ônibus de transporte coletivo. Os ônibus terão também os chamados busdoor. “Os paranaenses vão se deparar nos próximos dias com a campanha “Vai de Máscara” nos vidros traseiros dos ônibus e também pela televisão e redes sociais, um aliado importante no combate à proliferação do coronavírus”, destaca.

A própria Assembleia Legislativa desenvolve campanha sobre a importância do uso de máscara. "A máscaras é um poderoso instrumento para frear a proliferação do vírus, pois impede que as gotículas de saliva de um possível portador sejam expelidas no ambiente e acabem contaminando outras pessoas", disse.

Romanelli alerta que embora seja uma obrigatoriedade passível de multa, muita gente ainda tem ignorado a importância do uso da máscara de proteção facial no combate ao coronavírus.

Reforço

Por isso, a campanha “Vai de Máscara” quer reforçar essa comunicação e conscientizar a população da importância desse cuidado dentro dos ônibus de transporte coletivo.

 “Vale lembrar que a preocupação com o uso da máscara deve se dar em diversas atividades do dia a dia, e não apenas no transporte coletivo. São situações como sair de casa, abastecer o carro, ir ao médico, ao trabalho, supermercado, entre outras”, lembra Romanelli.

A Lei 20.189/20, que torna obrigatório o uso de máscara em ambientes coletivos em todo o Paraná, entrou em vigor dia 28 de abril. Quem descumprir a legislação estará sujeito a multa. No entanto, o distanciamento e isolamento social ainda é a melhor forma de prevenção. Mas quem precisar sair de casa deve usar máscara para ajudar a evitar a contaminação.

Asimp/Alep

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.