Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e o Departamento de Águas do Governo Metropolitano de Seul (Arisu), na Coreia do Sul, realizaram ontem (9), em Curitiba, encontro técnico para discutir oportunidades de cooperação entre as instituições na área de saneamento ambiental. 

O diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Glauco Requião, explica que a Arisu é a empresa responsável pelos serviços de saneamento ambiental na cidade de Seul e tanto ela como as demais empresas sul-coreanas que participaram do evento têm interesse em desenvolver projetos em parceria com a Sanepar. 

“A intenção deste seminário é realizar a troca de experiências na área de saneamento e sobre despoluição de rios, experiências exitosas que a Coreia do Sul teve, com avanços significativos em um curto espaço de tempo. E também conhecer a tecnologia em energia solar daquele país”, disse Glauco. 

ESPECIALIZADAS - O responsável pela vinda da comitiva ao Brasil, Sérgio Carravieri Lisboa, explicou que foram identificadas empresas da Coreia do Sul especializadas e com experiência em tratamento e distribuição de água, meio ambiente, descontaminação de rios e utilização de energias renováveis no saneamento interessadas em fazer parcerias no Brasil. 

“Identificamos empresas com vasta experiência lá e que estão dispostas a fazer parcerias de longo prazo, que podem fazer acordos de intercâmbio e colaboração, possibilitando que o Brasil também desenvolva soluções nessas áreas”, disse Carraviere. Fazem parte da comitiva sul-coreana no Brasil 12 integrantes. 

Entre os assuntos tratados entre as duas entidades, estão a descontaminação de rios na Coreia do Sul, apresentada por Cha Dong Hoon, do Centro de Desenvolvimento e Planejamento de Água da Arisu, e energia solar, apresentada pelo gerente geral da Shinsung Solar Energy, Chung Jun, e por Kim Do Hyun, diretor da I-Solar Energy. 

No encontro técnico, também foi tratado do gerenciamento total do sistema operacional de distribuição de água, por Won Dong Chan, diretor da Pangaea21, e redução de perdas de água, sistema de monitoramento integrado, tecnologias para energias renováveis e distribuição inteligente de água, com Kim Ji Hwan, da Divisão de Suprimentos da Arisu. 

A apresentação institucional da Arisu, em relação à Cooperação e Relacionamento Internacional, foi realizada por Hong Seok Jae, da Divisão de Relações Externas daquela instituição. 

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.