Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) assinou na quarta-feira (5), em Lisboa, um Acordo de Cooperação Técnica com o Grupo Águas de Portugal (AdP) e um Memorando de Entendimentos com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

O presidente de Sanepar, Ricardo Soavinski, assinou os documentos com o presidente da AdP, João Nuno de Carvalho Mendes, e com o presidente da LNEC, Carlos Alberto de Brito Pina, e Jaime Melo Batista, coordenador do Centro Internacional de Lisboa para a Água (LIS-Water).

Com a AdP, a cooperação técnica visa uma atuação conjunta na busca por sustentabilidade nos processos de saneamento. A Sanepar e a AdP já vinham tratando desta parceria desde 2017, quando foi celebrado um protocolo de intenções que resultou na elaboração de um Plano de Trabalho conjunto.

A cooperação vai ocorrer nas seguintes áreas: inovação para a sustentabilidade, redução de perdas de água (em Lisboa, atualmente, o índice de perdas é da ordem de 10%), eficiência energética, digestão anaeróbia, controle de vazões em ETEs, ETEs sustentáveis, gestão de ativos e oportunidades de novos negócios.

“A consolidação dessas parcerias com as instituições portuguesas é um importante marco para a estratégia de internacionalização da Sanepar, que tem 17 cooperações técnicas com instituições de outros países”, afirmou Soavinski. No Brasil, a Companhia tem mais de 30 cooperações técnicas nacionais com universidades, institutos de pesquisa e empresas.

LIS-WATER

O LNEC tem a atribuição de assistir o Governo português na implementação de políticas públicas, com apoio técnico às entidades da administração pública, no que diz respeito a qualidade e segurança das obras e a modernização e inovações tecnológicas.

No ano passado, o LNEC estabeleceu parceria com a Universidade de Cranfield (Ucran), do Reino Unido, e a Sorbonne Business School (IAE de Paris), da França, para implementar o novo Centro Internacional de Lisboa para a Água (LIS-Water).

O LIS-Water busca a excelência em pesquisa e inovação em serviços de águas e recursos hídricos associados, com uma abordagem multidisciplinar e integrada, com enfoque não apenas em Portugal, mas em todo o mundo.

“Essas parcerias vão nos possibilitar obter informações atuais sobre modelos de gestão e soluções tecnológicas ambientais disponíveis no mercado mundial, com destaque para aquelas com eficiência comprovada em Portugal”, afirmou Soavinski.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.