Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) permanece no ranking de Melhores e Maiores da Revista Exame. Na 43ª edição do anuário, a empresa passou da 226ª posição para o 203º lugar entre as 500 Maiores em Vendas; ocupa a primeira posição no setor de infraestrutura no Sul no País e a segunda no cenário nacional; entre as estatais, saltou da posição 25, em 2014, para a 21ª colocação em 2015, ano de avaliação do ranking.

"As melhores posições da Sanepar neste ranking se traduzem diretamente em índices mais elevados de saneamento em todo o Estado", disse o governador Beto Richa, ao comentar o levantamento da Exame. "Estamos ampliando os indicadores de coleta e tratamento de esgoto em todas as regiões do Paraná, em todos os municípios que são atendidos pela Sanepar. É natural que a empresa mostre performance cada vez melhor no anuário da revista, pois consegue aliar o bom atendimento ao público com uma gestão eficiente".

O presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, comemora o posicionamento da companhia entre as maiores do Brasil. “Confirmamos o que a Exame destaca, ou seja, que é possível alcançar a excelência mesmo em épocas tão adversas”, disse.

O anuário, que apresenta as informações em dois macrogrupos - as 500 maiores e as classificadas nas posições 501 e 1000 - aponta que entre as 500 maiores de todo o Brasil, o faturamento caiu 4,6% em relação ao ano de 2014; as dívidas subiram 12%; 178 mil empregos foram extintos entre as empresas pesquisadas e o lucro que, em 2014, havia sido de 18 bilhões de dólares “virou prejuízo de 19 bilhões”, em 2015.

“Mesmo assim, a Sanepar não para. Mantemos os investimentos e a expansão dos serviços nos 346 municípios onde atuamos”, reitera Mounir. Considerando o critério utilizado pela Exame, o lucro da Sanepar em 2015 foi da ordem de US$ 111 milhões.

No setor de infraestrutura, do qual fazem parte as empresas concessionárias de saneamento, de pedágio, de administração portuária e de aeroportos, a Sanepar está em entre as maiores em crescimento (3.º lugar), liderança de mercado (4.º), liquidez corrente (5.º), rentabilidade (5.º) e riqueza criada por empregado (8.º).

Os indicadores utilizados para a análise de desempenho das maiores e melhores e os termos adotados são: ativo total ajustado, capital circulante líquido, crescimento das vendas, Ebitda, empregados, endividamento, excelência empresarial, giro do ativo, liquidez corrente, lucro, riqueza criada, entre outros.

Paraná

Entre as 500 maiores do Brasil, cinco das empresas mais lucrativas estão no Paraná. Neste grupo duas são controladas pelo governo do Estado: a Sanepar - responsável pelas atividades de saneamento como o abastecimento de água tratada, a coleta e tratamento do esgoto doméstico e a gestão dos resíduos sólidos - e a Copel Geração e Transmissão, que administra usinas e linhas de transmissão de energia.

AEN

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios


Notice: Undefined variable: usuario_tk in /var/www/vhosts/jornaluniao.com.br/httpdocs/widget_footer.php on line 245
NULL