Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, solicitou na quarta-feira (03) ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, liberação de recursos federais ao Paraná. O pleito paranaense, conforme destacou o secretário, é de que pelo menos R$ 100 milhões sejam incorporados ao orçamento da União para o próximo ano e destinados ao Estado via emendas parlamentares. A solicitação foi apresentada juntamente com a bancada de deputados federais paranaenses, em Brasília.

A reunião com o ministro aconteceu com a participação de representantes dos Consórcios Municipais de Saúde durante o Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

“Vamos fazer uma grande conjugação de esforços. A emenda de bancada é uma possibilidade de conseguirmos alternativas para a saúde. Quero agradecer aos deputados, em nome do governador Ratinho Junior, para que a gente trabalhe naquilo que é factível, seja para recursos em obras, seja para custeio”, destacou o secretário.

A união em nome de mais investimentos em saúde é uma das principais articulações do Governo do Estado, como explicou Beto Preto. Para ele, somente com a participação coletiva de deputados federais e senadores é possível ampliar efetivamente o repasse de recursos ao Paraná.

“Os deputados representam uma região do Estado. E temos que trabalhar juntos para ampliarmos a melhoria do atendimento regional em saúde. Podemos levar adiante esta parceria”, ressaltou.

Articulação

Os parlamentares enfatizaram ainda capacidade de articulação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, para que o trabalho em conjunto seja efetivo e permanente. Na avaliação do líder da bancada federal, deputado Toninho Wandscheer, a reunião foi positiva e produtiva.

“Foi uma forma de construir um projeto para o Paraná na área da saúde, até para o ministro conhecer o trabalho feito no Estado e as nossas necessidades” afirmou.

Sinalização

O ministro da Saúde disse que vai examinar as demandas apresentadas pelo Paraná e buscar o atendimento das prioridades, inclusive com a possibilidade de remanejamento orçamentário. “Vou levar esta solicitação para analisarmos no governo, para que possamos também tratar as urgências, ver o que é possível atender de imediato, conforme suas prioridades”, disse Mandetta.

Presenças

Participaram ainda da reunião os deputados federais Sérgio Souza, Leandre Dal Ponte, José Carlos Schiavinato, Aliel Machado, Luciano Ducci, Luiz Nishimori, Zeca Dirceu, Ênio Verri, Ricardo Barros, Luizão, Aroldo Martins e Aline Sleutjes.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.