Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Estratégias e soluções são pensadas para incentivar o desenvolvimento econômico das pequenas empresas paranaenses

Os desafios da retomada econômica do Paraná pós-pandemia foram tema de uma reunião entre o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, com o governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior. O encontro aconteceu na quinta-feira, 19/08, no Palácio do Iguaçu, em Curitiba, e destacou os trabalhos conjuntos desenvolvidos para incentivar o empreendedorismo, as vocações regionais e desburocratizar o processo de abertura de empresas.

Esse trabalho conjunto, ressaltou o governador, se reflete no desenvolvimento do Estado e na geração de empregos, principalmente por parte de micro e pequenas empresas, que responderam por 72% das vagas criadas no primeiro semestre deste ano.

“O Sebrae é um grande parceiro do Paraná, do Governo do Estado, e tem um papel essencial para o desenvolvimento dos pequenos negócios, em especial dos setores do comércio e serviços”, disse Ratinho Junior.

Para Melles, a parceira envolve ações de desenvolvimento, desburocratização e fomento, com políticas públicas que impactam a população e o setor produtivo. “No Paraná, o Sebrae tem apoio do Governo e o Governo tem o apoio do Sebrae. Esse trabalho gera bons resultados para o ambiente de negócios das micro e pequenas empresas”, destaca.

O vice-governador e presidente da Fecomércio PR, Darci Piana, e o presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Paraná (Faciap) e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Fernando Moraes acompanharam o encontro.

Ações e programas

Vários programas estaduais têm o Sebrae/PR como parceiro. Um dos principais é o Descomplica, que buscar agilizar e facilitar a abertura de novas empresas e o gerenciamento de alvarás, além de atuar na simplificação de licenciamentos. A entidade está contribuindo com a elaboração de uma nova ferramenta, em desenvolvimento pela Companhia da Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), e promete tornar esses processos ainda mais simples.

Há ainda outras ações em parceria, como o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme), o programa Compra Paraná, que incentiva a participação das pequenas empresas nas licitações estaduais – iniciativa que também está sendo replicada em algumas prefeituras. Há ações do Sebrae/PR também parques tecnológicos credenciados pelo Governo do Estado.

São destaques, ainda, as medidas para incentivar a retomada econômica no pós-pandemia. Um trabalho conjunto da Fomento Paraná com o Sebrae/PR permite a utilização do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) como garantia nas operações de microcrédito contratadas pelo Sebrae/PR em todo o Estado. As duas instituições também são responsáveis por cursos de capacitação de agentes de crédito nos municípios.

 “Tudo o que se refere ao desenvolvimento de ambiente empresarial, que seja viável para micro e pequenas empresas, temos feito ações em parceria com o Governo”, salientou o superintendente estadual do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta.

Vocações

O Sebrae/PR também é um suporte para o desenvolvimento do programa de Apoio às Vocações Regionais Sustentáveis (VRS) do Paraná. O objetivo é incentivar a produção local e abrir mercados para os produtos típicos do estado, que são produzidos de forma sustentável e de maneira tradicional.

 “O Sebrae tem nos ajudado muito nas vocações regionais, para descobrir a potencialidade de cada região do Estado. Temos um trabalho muito forte nessa área e a entidade contribui com o governo para potencializar os projetos e os arranjos produtivos locais”, ressaltou Ratinho Junior.

O trabalho conjunto se reflete no desenvolvimento do Estado e na geração de empregos, principalmente por parte de micro e pequenas empresas, que responderam por 72% das vagas criadas no primeiro semestre deste ano. Foto: Andressa Miretzki.

Asimp/Sebrae/PR com AEN Paraná

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.