Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Serão selecionados 60 candidatos para capacitação, sendo 40 para trabalho em campo por um período de até 30 meses e 20 para cadastro reserva; as inscrições poderão ser feitas até 7 de outubro

Por meio de um acordo de cooperação técnica firmado entre o Sebrae Nacional e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), estão abertas, até dia 7 de outubro, as inscrições para captação de novos bolsistas para atuarem no Programa ALI – Agentes Locais de Inovação. O objetivo do Programa é capacitar profissionais recém-formados para promover a prática continuada de ações de inovação nas empresas de pequeno porte, por meio de uma orientação proativa e personalizada, com supervisão e orientação do Sebrae/PR.

O Programa ALI, que existe desde 2008 e possui abrangência nacional, se tornou uma ação de referência no mercado e já está consolidado como um diferencial de estratégia e competitividade para os pequenos negócios. No Paraná, os bolsistas do CNPq capacitados pelo Sebrae terão a missão de acompanhar um conjunto de 40 empresas em seis regiões do Estado, definidos de forma estratégica pela entidade.

Com duração de até 31 meses, sendo o primeiro mês para capacitação, os novos agentes irão prospectar, analisar, avaliar e acompanhar pequenas empresas, apresentando soluções para gerar impactos positivos em gestão, na melhoria de produtos e processos e identificação de novos mercados. “Quando se fala em inovação, muitos pensam em mudanças tecnológicas e custos elevados. A função do ALI será como um promotor da cultura da inovação nas empresas, mostrando que inovar é algo simples e pode estar presente no seu dia a dia”, destaca a coordenadora estadual do Programa, Luciana Nalon.

O edital completo e o formulário de inscrição já estão disponíveis no site da RH Nossa Gestão de Pessoas, empresa responsável pela seleção dos agentes junto ao Sebrae/PR. Poderão se inscrever recém-formados, com até três anos de conclusão do curso, nas áreas de Engenharia, Nutrição, Análise de Sistemas, Administração, Economia, Marketing, Design de Moda, Arquitetura, entre outras áreas.

O processo seletivo será realizado em três etapas eliminatórias e classificatórias, sendo a primeira uma avaliação de conhecimentos, por meio de provas objetivas e discursivas. A segunda etapa constará na análise documental dos aprovados na primeira etapa, e a terceira será uma avaliação técnica-situacional, quando os selecionados serão analisados individualmente e em grupo por uma banca examinadora.

As vagas disponíveis serão para Curitiba e Região Metropolitana; Ponta Grossa e Guarapuava; região de Londrina, Apucarana, Jacarezinho, Arapongas e Ivaiporã; região de Maringá, Cianorte, Campo Mourão, Paranavaí, Loanda e Umuarama; região de Pato Branco, Francisco Beltrão e União da Vitória; além de Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu e região.

“O Agente Local de Inovação terá a possibilidade de crescer profissionalmente ao vivenciar o dia a dia do empresário, conhecendo seus desafios. É um conjunto de relações com benefícios mútuos, em que o ALI passa a ter uma visão sistêmica e específica de um determinado mercado, e o empresário recebe um acompanhamento especializado para inovar e melhorar sua empresa”, salienta Luciana Nalon.

Experiência

Atuando com empresas na área de saúde, na região de Ponta Grossa, São Mateus do Sul e Telêmaco Borba, a agente Bruna do Amaral confessa que aprendeu na prática sobre inovação e empreendedorismo, por meio da interação com os empresários. “Ser ALI é uma grande responsabilidade, levar o conhecimento da inovação para as empresas e contribuir com elas é um dos melhores desafios dessa trajetória”, afirma.

Nos últimos dois anos, trabalhando com as empresas do setor de agroindústrias da região Sudoeste, Franciélly Stadler conta que seu crescimento foi, além de profissional, também pessoal. “Posso dizer que me descobri durante o processo, pois conheci o meu potencial e aprendi a acreditar em mim. Também acompanhei um grupo de empresários nas Feiras Fispal Food Service e Fispal Tecnologia, em São Paulo, que foi muito importante na busca de inovação”, completa.

Informações

Todas as informações do processo seletivo, como cronograma de avaliações, os documentos necessários e temas de estudo, estão disponíveis no edital publicado na íntegra no site da Nossa Gestão de Pessoas [http://www.rhnossa.com.br], assim como os resultados e convocações. Mais informações podem ser obtidas exclusivamente pelo e-mail ali2016@rhnossa.com.br. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 21 de outubro.

Asimp/Sebrae/PR

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios