Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com acesso gratuito, informações criadas dentro do Clube do Empreendedor, do Sebrae/PR, mostram como empresas ao redor do mundo estão reagindo às tendências de consumo

Na era das experiências únicas, ultraconectividade, economia sustentável e escassez de tempo, inovar virou uma questão de necessidade para atrair a preferência do cliente. Pensando em ajudar os pequenos negócios a traduzir para a sua realidade as mudanças no comportamento de consumo no Brasil e mundo, o Sebrae/PR criou o Sebrae Trends.  Uma gama de conteúdos dentro do Clube do Empreendedor com textos e vídeos mostrando como empresas ao redor do mundo estão aplicando essas tendências, de modo a gerar ideias para negócios de micro e pequeno porte.

“Se o empreendedor não ficar atento ao que acontece no mercado, perde em competitividade. O problema é que a maioria procura ajuda quando isso já ocorreu. Por isso, o Sebrae/PR pensou esse conceito de macrotendências. A ideia é que os negócios se antecipem e não busquem ajuda apenas quando estiverem perdendo vendas e competitividade”, explica o gerente da Unidade de Atendimento Digital do Sebrae/PR, Rainer Junges.

Os textos e vídeos do Sebrae Trends são pautados no Caderno de Tendências, criado pelo Sebrae/PR, e disponível para download em https://clubesebrae.com.br/blog/qual-o-futuro-do-seu-negocio. “Com uma linguagem simples e cheia de provocações do tipo ‘como você pode fazer isso no seu negócio?’,  estão acessíveis as soluções encontradas por empresas em países como Itália, Estados Unidos, Japão e Espanha. Isso pode servir de modelo para os negócios aqui”, completa Rainer.

Com um conteúdo novo por semana, o Sebrae Trends é aberto ao público geral. Para acompanhar tudo, basta criar um perfil no Clube do Empreendedor e seguir o grupo. “A pessoa recebe uma notificação a cada vez que há uma atualização. O conteúdo é produzido por jornalistas brasileiros que moram no exterior, destinado a todo tipo de empresa, porque até os negócios mais tradicionais precisam inovar”, acrescenta Matheus Ferraz, responsável pela iniciativa no Sebrae/PR.

Uma das experiências inspiradoras relatadas no primeiro vídeo é a da Moleskine, marca italiana de cadernos que também precisou se reinventar para manter a relevância em tempos digitais. Entre as soluções da tradicional marca está um café em Milão que, além de conectar pessoas, comercializa acessórios para trabalho remoto.

À frente da equipe que produz os conteúdos está o casal de jornalistas de Curitiba João Guilherme Brotto e Natasha Schiebel, que mora, atualmente, na Itália. “Viajamos desde 2010 e nunca optamos pelo método de trabalho tradicional. Em 2011, quando abrimos nossa empresa, morávamos em Londres, então, sempre atendemos nossos clientes remotamente”, conta Natasha.

A experiência de mais de uma década com comunicação focada em vendas e negócios, somada ao olhar curioso e crítico, próprio dos jornalistas, e uma boa rede de contatos, ajuda a dupla a encontrar cases mundo afora. “Inovar pode ser muito simples. Uma mudança pequena em processo, somada a outras pequenas iniciativas, é o que resulta em impacto para os negócios. Nosso objetivo é ser o mais prático possível, contar histórias possíveis para quem estiver assistindo”, ressalta João.

Em outubro, o Sebrae Trends promove um workshop presencial focado em tendências. Em breve as informações do evento estarão disponíveis no Clube, Portal e demais canais do Sebrae/PR. Para conferir os conteúdos, acesse: https://clubesebrae.com.br/sebrae-trends e clique em “seguir” para acompanhar novos conteúdos sobre tendências toda semana.

Sebrae/Pr 45 anos

O Sebrae/PR comemora este ano quatro décadas e meia de atuação em defesa dos pequenos negócios. As micro e pequenas empresas representam 98,5% do total de empreendedores no Brasil, respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e geram a maioria empregos no país. No Paraná as micro e pequenas empresas correspondem a 97% das empresas do Estado e geram 90% dos empregos formais, neste momento. Formalização, inovação, redução da burocracia, ampliação do acesso ao crédito, educação empreendedora e melhoria do ambiente legal fazem parte do compromisso do Sebrae/PR com os micro e pequenos negócios.

Asimp/ Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.