Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com acesso gratuito, informações criadas dentro do Clube do Empreendedor, do Sebrae/PR, mostram como empresas ao redor do mundo estão reagindo às tendências de consumo

Na era das experiências únicas, ultraconectividade, economia sustentável e escassez de tempo, inovar virou uma questão de necessidade para atrair a preferência do cliente. Pensando em ajudar os pequenos negócios a traduzir para a sua realidade as mudanças no comportamento de consumo no Brasil e mundo, o Sebrae/PR criou o Sebrae Trends.  Uma gama de conteúdos dentro do Clube do Empreendedor com textos e vídeos mostrando como empresas ao redor do mundo estão aplicando essas tendências, de modo a gerar ideias para negócios de micro e pequeno porte.

“Se o empreendedor não ficar atento ao que acontece no mercado, perde em competitividade. O problema é que a maioria procura ajuda quando isso já ocorreu. Por isso, o Sebrae/PR pensou esse conceito de macrotendências. A ideia é que os negócios se antecipem e não busquem ajuda apenas quando estiverem perdendo vendas e competitividade”, explica o gerente da Unidade de Atendimento Digital do Sebrae/PR, Rainer Junges.

Os textos e vídeos do Sebrae Trends são pautados no Caderno de Tendências, criado pelo Sebrae/PR, e disponível para download em https://clubesebrae.com.br/blog/qual-o-futuro-do-seu-negocio. “Com uma linguagem simples e cheia de provocações do tipo ‘como você pode fazer isso no seu negócio?’,  estão acessíveis as soluções encontradas por empresas em países como Itália, Estados Unidos, Japão e Espanha. Isso pode servir de modelo para os negócios aqui”, completa Rainer.

Com um conteúdo novo por semana, o Sebrae Trends é aberto ao público geral. Para acompanhar tudo, basta criar um perfil no Clube do Empreendedor e seguir o grupo. “A pessoa recebe uma notificação a cada vez que há uma atualização. O conteúdo é produzido por jornalistas brasileiros que moram no exterior, destinado a todo tipo de empresa, porque até os negócios mais tradicionais precisam inovar”, acrescenta Matheus Ferraz, responsável pela iniciativa no Sebrae/PR.

Uma das experiências inspiradoras relatadas no primeiro vídeo é a da Moleskine, marca italiana de cadernos que também precisou se reinventar para manter a relevância em tempos digitais. Entre as soluções da tradicional marca está um café em Milão que, além de conectar pessoas, comercializa acessórios para trabalho remoto.

À frente da equipe que produz os conteúdos está o casal de jornalistas de Curitiba João Guilherme Brotto e Natasha Schiebel, que mora, atualmente, na Itália. “Viajamos desde 2010 e nunca optamos pelo método de trabalho tradicional. Em 2011, quando abrimos nossa empresa, morávamos em Londres, então, sempre atendemos nossos clientes remotamente”, conta Natasha.

A experiência de mais de uma década com comunicação focada em vendas e negócios, somada ao olhar curioso e crítico, próprio dos jornalistas, e uma boa rede de contatos, ajuda a dupla a encontrar cases mundo afora. “Inovar pode ser muito simples. Uma mudança pequena em processo, somada a outras pequenas iniciativas, é o que resulta em impacto para os negócios. Nosso objetivo é ser o mais prático possível, contar histórias possíveis para quem estiver assistindo”, ressalta João.

Em outubro, o Sebrae Trends promove um workshop presencial focado em tendências. Em breve as informações do evento estarão disponíveis no Clube, Portal e demais canais do Sebrae/PR. Para conferir os conteúdos, acesse: https://clubesebrae.com.br/sebrae-trends e clique em “seguir” para acompanhar novos conteúdos sobre tendências toda semana.

Sebrae/Pr 45 anos

O Sebrae/PR comemora este ano quatro décadas e meia de atuação em defesa dos pequenos negócios. As micro e pequenas empresas representam 98,5% do total de empreendedores no Brasil, respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e geram a maioria empregos no país. No Paraná as micro e pequenas empresas correspondem a 97% das empresas do Estado e geram 90% dos empregos formais, neste momento. Formalização, inovação, redução da burocracia, ampliação do acesso ao crédito, educação empreendedora e melhoria do ambiente legal fazem parte do compromisso do Sebrae/PR com os micro e pequenos negócios.

Asimp/ Sebrae/PR

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios