Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Polo vai preparar e impactar líderes e potenciais para atuarem em empresas e na sociedade civil

A trajetória de desafios, coragem e planejamento da família Schurmann, formada pelos primeiros brasileiros que deram a volta ao mundo em um veleiro, foi apresentada para líderes de instituições públicas e privadas do norte do Paraná, ontem (8). A palestra marcou o lançamento do Polo de Liderança Sebrae na região de Londrina, uma iniciativa que visa capacitar e formar líderes para atuarem na sociedade, com foco no desenvolvimento regional.

O Polo foi inspirado nos antigos navegadores marítimos, que ajudaram a moldar o mundo de hoje e alcançaram o sucesso graças às suas habilidades de interpretar as condições, manejar instrumentos e liderar as tripulações. O Polo de Liderança Sebrae envolve diversos programas e ações de desenvolvimento de liderança em ambientes especiais voltados à aprendizagem.

A coordenadora estadual da linha estratégica de Liderança do Sebrae/PR, Rosângela Angonese, explicou que o objetivo do Polo é se transformar em um centro de referência na formação de líderes. Os cursos, capacitações, eventos regionais e estaduais serão destinados a líderes que já ocupam posições formais e também para pessoas – em especial, jovens e mulheres - que desejam se preparar para assumirem o protagonismo, com visão, ética, direcionamento, coragem, experiência e conhecimento. “A ousadia, aliada ao conhecimento e planejamento dos navegadores, inspiraram a criação do Polo de Liderança. Por isso, trazemos o exemplo dos Schurmann, reconhecidos em todo mundo”, afirmou.

O navegador Vilfredo Schurmann, que já fez três expedições de volta ao mundo pelo mar, destacou a importância de os líderes saberem ouvir e se comunicar.

O economista, palestrante e presidente do grupo Schurmann, Vilfredo Schurmann, contou aos participantes como, aos 35 anos, trocou uma carreira bem-sucedida em terra firme para se aventurar com a família navegando em um veleiro. Ao falar sobre as expedições, fez um paralelo com os desafios diários das empresas e a importância dos líderes saberem se comunicar e ouvir. “Se não tiver uma boa tripulação, o navegador não chega a lugar nenhum”, afirmou. Com muito planejamento, estudos e coragem, ele comandou três expedições marítimas de volta ao mundo. E um dos principais desafios em todas as viagens, segundo Schurmann, não foram as tempestades, mas o relacionamento entre os tripulantes.

O presidente do APL de TI de Londrina e Região, Roberto Nishimura, elogiou a criação do Polo e enfatizou a importância de preparar lideranças. “O desafio, hoje, é ter pessoas com potencial para serem líderes. Muitas vezes, elas não têm oportunidade e acesso a conhecimento”, argumentou. Para ele, no mundo atual, de transformações rápidas, os jovens precisam aprender a liderar cada vez mais cedo. “Esse projeto é interessante porque dará oportunidade de essa gente nova se capacitar”, avaliou.

Para o diretor-executivo da Abrasel Norte do PR, Arnaldo Falanca, a atualização é fundamental no mundo de alta conectividade. “Estamos sempre aprendendo e, às vezes, com exemplos antigos”, pontuou. Ele enfatizou a aproximação que o escritório do Sebrae/PR em Londrina mantém com as entidades e associações de classe e disse que as lideranças da cidade e região “têm a obrigação de tirar proveito do que será oferecido pelo Polo”.

O 1º vice-presidente financeiro do Sinduscon Norte/PR, Gerson Guariente Junior, afirmou que, para multiplicar as ideias e fazer com que as coisas aconteçam, é preciso de mais “braços”. Para ele, a proposta do Sebrae/PR vem de encontro ao anseio que a entidade tem de unir pessoas que sejam responsáveis pela condução de novos projetos. Na avaliação dele, Londrina já possui uma base sólida, que equilibra o desenvolvimento econômico e os cuidados com o meio ambiente. A dificuldade está relacionada a pessoas. “Porém, tenho percebido que, nos últimos anos, empurrada pelos jovens, a sociedade está mudando alguns conceitos e estamos voltando a ter participação comunitária. Parece-me que temos um grupo muito mais receptivo em trabalhar coletivamente”, ponderou.

O Polo de Liderança Sebrae é uma linha de atuação com ações contínuas, cujo público-alvo são empreendedores de pequenas empresas, profissionais e lideranças do setor público e privado. Entre os focos de atuação estão cursos nacionais e internacionais, debates, palestras, eventos, coaching e mentoring; canais digitais para ofertar informações aos líderes; além de ações, também, nos demais municípios do Estado e de um processo sistemático e permanente para estudo e identificação de conhecimentos sobre liderança.

Adriano Oltramari/Asimp/Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.