Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

11ª edição da SGE terá atividades em todas regiões paranaenses

O mês de novembro será de incentivo ao empreendedorismo em todo o Paraná, com mais de 600 ações do Sebrae/PR e parceiros, voltadas a quem quer abrir um negócio ou a quem deseja aprimorar a gestão de micro e pequenas empresas (MPE). O Estado integra o movimento da Semana Global do Empreendedorismo, realizada de 5 a 9 de novembro em todo o País. Com o tema Empreendedorismo Jovem, o evento é encabeçado pelo Sebrae, nesta 11ª edição.

O movimento reforça o poder do empreendedorismo na geração de desenvolvimento econômico e social. Durante todo o mês, o Sebrae/PR envolve regionais, territórios e parceiros em atividades como oficinas, palestras, seminários, workshops, rodadas de negócios, cursos, feiras e consultorias.

A coordenadora estadual de empreendedorismo do Sebrae/PR, Vânia Paula Cruz Claus, explica que o foco no jovem se deve a esse público estar despertando para a possibilidade de ter o próprio negócio pós-formatura e não só de se qualificar para ingressar no mercado de trabalho.

“Abrir um negócio é uma escolha cada vez maior entre os jovens, e é preciso se preparar para isso de forma responsável, com ciência dos desafios, para minimizar os riscos. Queremos que esse público enxergue oportunidades e coloque em pauta as perguntas fundamentais para quem quer empreender, usando a criatividade para desenvolver negócios que resolvam problemas de forma inovadora”, afirma.

Dados do relatório executivo Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizado no Brasil pelo Sebrae, em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), apontam um crescimento no número de pessoas entre 18 e 34 anos envolvidos na criação do próprio negócio, em 2017, no País. A pesquisa aponta 15,7 milhões de jovens levantando informações para abrir um negócio ou que já têm empresa com até três anos e meio de atividade, um aumento de 7 pontos percentuais, na participação relativa, em comparação com 2016.

Para quem quer abrir um negócio, o Sebrae/PR preparou um evento gratuito chamado Start, em cada uma das seis regionais do Estado: Cascavel (05/11), Curitiba (08/11), Londrina (08/11), Maringá (08/11), Francisco Beltrão (10/11) e Guarapuava (27/11). Entre o público-alvo da ação estão jovens profissionais liberais, como advogados e tatuadores, por exemplo. “Muitos deles estão empreendendo e nem se dão conta. Queremos que eles enxerguem que o que fazem é um negócio e quais as oportunidades têm na área”, acrescenta Vânia.

A Semana

Criada em 2007 pelo ex-primeiro ministro britânico Gordon Brown e pelo presidente da Kauffman Foundation na época, Carl Schramm, a Semana Global de Empreendedorismo tem como objetivo fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender.

Nos últimos três anos, somente no Brasil, o evento mobilizou no Brasil mais de 2,5 milhões de pessoas, com cerca de 10 mil atividades, o que faz da Semana brasileira a maior do mundo, com sete premiações internacionais. No Paraná, em 2017, foram 170 eventos realizados. Para este ano, já há 212 eventos cadastrados no Estado, entre os dias 5 e 9 de novembro. Em todo o mês, são 638 ações previstas, número que ainda deve aumentar, com o cadastro constante de atividades por parceiros, como universidades e Sistema S.

A programação completa pode ser consultada no site oficial do evento https://www.empreendedorismo.org.br. Já as ações por regional podem ser consultadas junto ao escritório mais próximo do Sebrae ou pelo 0800 570 0800.

Asimp/Sebrae

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.