Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Ministério da Educação aprovou dois programas de Residência no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde. Uma Residência em Enfermagem Obstétrica no Hospital do Trabalhador (HT) e um Programa Multiprofissional em Saúde Mental.

A especialização para enfermagem, com cinco vagas, será a primeira no Brasil a oferecer formação conjunta com médicos obstetras, criando equipes que se completam.

O programa de Saúde Mental foi autorizado pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde. As sete vagas se destinam a profissionais de enfermagem (2), psicologia (2), terapia ocupacional (1), farmácia (1) e serviço social (1). Esta residência será desenvolvida nas estruturas próprias da Secretaria da Saúde e do município de Pinhais, parceiro neste programa.

Os dois programas são cursos de pós-graduação na modalidade residência, de ensino em serviço. Terão duração de dois anos e carga horária de 60 horas semanais em atividades práticas, teóricas e teórico-práticas. O edital será divulgado na próxima semana, marcando o início das inscrições.

O diretor-geral do Hospital do Trabalhador, Geci Labres de Souza Júnior, disse que a ideia é que o médico construa verdadeira parceria com a enfermagem e esta se sinta protegida pelo médico na divisão das responsabilidades. “Estamos criando uma residência humanizada, que divide e não esconde o conhecimento”, afirmou.

A residência em enfermagem vai contemplar atividades de assistência pré-natal na rede de atenção básica, planejamento reprodutivo, atenção ao abortamento, atividades de assistência ao parto, nascimento e ao puerpério, com base nos preceitos da humanização, segurança e adoção de boas práticas de assistência ao parto e nascimento.

“Todas as atividades do programa serão desenvolvidas de maneira a possibilitar a máxima integração das diferentes áreas profissionais e a vivência em ações de assistência, vigilância, prevenção e promoção da saúde com intervenções a indivíduos, família e coletividade”, explica Souza Júnior.

Segundo ele, os profissionais selecionados terão como ênfase a união e o esforço entre as residências médicas e de enfermagem na busca do equilíbrio assistencial no âmbito do ciclo gravídico-puerperal.

Para Ana Fonseca, da Escola de Saúde Pública, o programa de residência em Saúde Mental é uma ação estratégica da Secretaria estadual da Saúde para induzir a articulação dos diversos profissionais e serviços da rede de atenção básica à saúde para desenvolver competências para o trabalho em equipes interprofissionais de gestão municipal e estadual.

De acordo com ela, o programa favorece ainda a integração entre a comunidade, profissionais dos serviços e da educação formal que juntos problematizam as situações reais da atenção à saúde mental e sistematizam processos de cuidado com vistas a melhorar a qualidade de vida das pessoas.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.