Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O secretário de Estado da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, disse a prefeitos eleitos que participam de encontro em Foz do Iguaçu que um bom diagnóstico feito no período de transição e um ajuste fiscal já no início do mandato são fundamentais para uma gestão equilibrada. Ele fez palestra na tarde da última sexta-feira (02) e deu sugestões que vão resultar em redução nas despesas e incremento nas receitas dos municípios. 

Entre as diversas dicas de Costa está a necessidade de dar atenção especial à situação financeira, o que inclui a verificação da disponibilidade de caixa para o pagamento de compromissos e a reestimativa de receitas e despesas para 2017. 

Ele disse que é preciso identificar as ações e decisões que serão tomadas nos primeiros 100 dias, estabelecer um divisor entre a administração anterior e a nova e não tentar fazer tudo o que precisa ser feito ao mesmo tempo. “Antes que janeiro chegue, é fundamental ter um time competente conduzindo a transição”, afirmou. 

Especialista em finanças públicas, Mauro Costa ocupou também cargos de secretário municipal em São Paulo e em Salvador e disse que é importante adequar a estrutura administrativa às necessidades do prefeito eleito, principalmente para reduzir as despesas. 

Entre os conselhos para 2017 está a implantação de uma política austera, o que exige o congelamento inicial de parte do orçamento municipal e a reavaliação e renegociação dos contratos e licitações em curso. Segundo ele, é preciso estabelecer um caixa único do tesouro municipal e não permitir que sejam assumidos compromissos sem garantia de disponibilidade de caixa para o pagamento.

“Não assumam responsabilidades que são do Estado ou da União. Não queiram construir um hospital de alta complexidade. Ensino universitário também não é responsabilidade dos senhores. Façam bem feito o que é função do município”, comentou. 

As despesas com pessoal também foram abordadas na palestra. O secretário recomendou a vedação de realização de concursos, a redução das despesas com cargos em comissão e a suspensão de eventuais reajustes em salários, além da instituição de cobrança previdenciária de servidores ativos e inativos. 

Para incrementar a receita tributária, Costa sugeriu a atualização de valores e a revisão de critérios de progressividade do IPTU, o combate à sonegação do ITBI (com valor venal dos imóveis atualizados trimestralmente), a instituição de programa de parcelamento incentivado (com redução de multa e juros de dívidas tributárias e não tributárias) e a intensificação de ações de cobrança administrativa e judicial de dívidas. 

No caso de receita não tributária, citou a possibilidade de expansão das concessões de serviços públicos ao setor privado, a implantação de parcerias público-privadas, a contratação de operações de crédito, captação de recursos a fundo perdido junto aos governos federal e estadual, realização de licitação para contratação de instituições financeiras que ficarão responsáveis pela movimentação e aplicação dos recursos da prefeitura e pelo pagamento de servidores e fornecedores, além da alienação de imóveis inservíveis para o município e a securitização de recebíveis. 

“O apoio político é fundamental nesse processo, porque ele permite a aprovação de medidas duras”, afirmou. “Assumir uma prefeitura nesse momento não é um desafio fácil. Façam o dever de casa e contem com o apoio do governo”, disse o secretário, que deu início ao ajuste fiscal para equilibrar as contas do Estado em dezembro de 2014 e, já no primeiro ano, foi possível equacionar dívidas com fornecedores e pessoal e programar, para 2016 e 2017, volume de investimento recorde. 

“Não tenham medo de fazer o que é certo. O governador Beto Richa teve coragem e hoje o Paraná é exemplo para o país”, acrescentou Costa. Ele recomendou a criação de um planejamento estratégico, “para definir claramente os objetivos”, e deixou como exemplos 24 atos que podem ser assinados já no primeiro dia. Eles incluem, por exemplo, o levantamento de haveres e dívidas e a obrigatoriedade de realização de pregão eletrônico para aquisição de bens e serviços comuns, entre outros.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.