Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Programação será ofertada entre os dias 1 e 22 de outubro no formato híbrido, com lives e atividades presenciais em 33 unidades do Sesc no estado

Em 1ª de outubro é celebrado o Dia Internacional do Idoso, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991 com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre o envelhecimento. O Trabalho Social com Idosos do Sesc é pioneiro no país. Ele tem sido realizado no Paraná há quase 40 anos e, em alusão à data, 33 unidades de serviço de todo o estado realizam entre os dias 1 e 22 de outubro diversas atividades gratuitas pensadas neste público.

A programação do Mês do Idoso será no formato híbrido, com atividades presenciais nas unidades do Sesc e, também, em ambiente on-line. Fazem parte do cronograma oficinas, palestras, bate-papos, rodas de conversa, contação de histórias, gincanas, atividades esportivas, apresentações artísticas, entre outras. Consulte a programação completa na unidade do Sesc PR mais próxima.

De acordo com o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos, o Mês do Idoso foi pensado para levar bem-estar e qualidade de vida a este público que é tão importante para o Sesc PR. “A pandemia trouxe novos desafios para o Trabalho Social com Idosos. Por fazerem parte do grupo de risco, as atividades presenciais foram paralisadas. As nossas equipes das unidades de todo o estado buscaram novas formas de conexão, com encontros virtuais, com o grupo de voluntários, entre outras abordagens para manter esse vínculo. Com o avanço da vacinação e, por consequência, a diminuição das taxas de transmissão no nosso estado e país, podemos vislumbrar a retomada gradual dessas atividades e o Mês do Idoso vem neste momento”, reforçou.

Programação on-line

A palestra “Bem-estar e qualidade de vida ao envelhecer”, com o médico geriatra e professor de Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Marcos Cabrera, abre as ações do Mês do Idoso, na sexta-feira (1º), a partir das 14h, transmitida pelo canal do Sesc PR no Youtube. Com Mestrado em Medicina Interna e Doutorado em Cardiogeriatria, Cabrera abordará sobre envelhecimento saudável e ativo. Para acessar a palestra acesse aqui.

Dentro da programação on-line também será realizada uma palestra no dia 18 de outubro, às 15h, “Longevidade: Desafios e Possibilidades”, com a psicóloga Vera Lucia do Amaral. Com especialização em Gestão de Pessoas e Mestrado em Educação, a palestrante tem várias formações na área organizacional, clínica e educacional e é analista de Recursos Humanos do Sesc PR. “Ainda em tempos de Pandemia, falar de longevidade é falar de desigualdade social, do que é ser velho em nosso país, como é envelhecer e como podemos promover um envelhecimento ativo e uma melhor qualidade de vida”, resume Vera Lucia do Amaral.

No dia 22 de outubro a programação do Mês do Idoso encerra com a live musical de Tony Mathias. Criadores do projeto “Viva a Maturidade”, atuam há mais de 25 anos promovendo shows para o público 60+. Todas as transmissões serão pelo feitas pelo canal do Sesc PR no Youtube.

Isabela Mattiolli/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.