Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A polêmica exigência de um passaporte da vacina no Paraná está em trâmite na Assembleia Legislativa (Alep). E já despertou manifestação dos parlamentares antes mesmo de entrar em pauta. O deputado Delegado Francischini antecipou seu posicionamento: é contra!

A justificativa do deputado é o cerceamento do direito das pessoas que a medida pode impor. “Sou a favor da vacinação, mas sou contra restringir direitos do cidadão. É inconstitucional”, afirma o Francischini.

Ele é presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), porta de entrada de todas as propostas legislativas na Alep, mais ainda não há data para apreciação do projeto.

“É responsabilidade de todos agir em prol do bem-estar coletivo. Mas ainda estamos em um momento em que o processo de vacinação não foi completado. Alguns já tomaram as duas doses, outros não. Então, como exigir o passaporte e dar o mesmo peso a todos? Cria uma desigualdade”, ponderou. Outro questionamento de Francischini é relação à exigência do documento em determinados lugares e em outros não.

Proposta semelhante foi apresentada em Curitiba e derrubada na CCJ da Câmara de Vereadores.

 “Em São Paulo, por exemplo, a prefeitura de São Paulo recuou. Após autorizar o passaporte, voltou atrás na obrigatoriedade de comprovação de vacinação em bares e restaurantes, onde a exigência será opcional”, comentou.

Proposta

Na Assembleia são duas as propostas, que acabaram anexadas e pedem a comprovação de vacinação contra Covid-19 para o ingresso em creches, estabelecimentos de ensino fundamental, médio e superior, públicos ou particulares, de crianças, alunos, professores, funcionários e prestadores de serviço.

O certificado também deverá ser obrigatório para viajar em ônibus, trens, aeronaves, embarcações e ainda para a obtenção de documentos públicos, inscrição em concursos públicos e ingresso em cargos públicos.

Maria Fernanda Silvério/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.