Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística assinaram um acordo de cooperação técnica para a implantação da metodologia Building Information Modeling (BIM) em obras públicas do Estado.

O acordo foi assinado na reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Cedes), fórum consultivo que reúne representantes da sociedade civil organizada e integrantes da administração estadual,
O Tecpar e a Secretaria vão desenvolver o LaBIM/Tecpar, um laboratório voltado à aplicação da metodologia BIM, que em português quer dizer Modelagem da Informação na Construção.

A tecnologia propicia melhorias no planejamento dos empreendimentos, na integração das diversas disciplinas dos projetos e redução de suas incompatibilidades, na maior precisão dos orçamentos, na previsibilidade dos prazos de execução, na transparência dos gastos e na sustentabilidade dos projetos.

Em 2018 a metodologia BIM foi contemplada pelo Governo Federal na determinação de uma Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling, instituída pelo Decreto Federal 9377/18.

O decreto prevê que governos de todas as esferas incorporem o BIM em obras públicas. O Tecpar tem como missão promover pesquisa, desenvolvimento e inovação, contribuindo para a sustentabilidade tecnológica e social do país e atualmente é um dos propulsores na transferência de tecnologia para o Paraná e para o Brasil.

O LaBIM/Tecpar será referência no Brasil para contribuir com a difusão da metodologia no âmbito industrial de plantas farmacêuticas, garantindo o que determina o decreto federal.

O edital de licitação para a construção de três prédios que serão instalados no Parque Tecnológico da Saúde do Tecpar em Maringá será o primeiro processo licitatório do Paraná e um dos primeiros do país a exigir a metodologia BIM.
O edital de licitação para a obra do Almoxarifado, da Central de Processamento Final de Biológicos e do Laboratório de Controle de Qualidade para Testes in Vitro, unidades que compõem o Centro de Desenvolvimento e Produção de Medicamentos Biológicos, deve ser lançado ainda no mês de setembro.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.