Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A criação da Polícia Penal avançou no Paraná com a instalação da Comissão Especial ontem (24) para analisar a PEC 1/2021. O deputado Tiago Amaral integra a comissão formada por cinco deputados, junto com Michele Caputo, Delegado Jacovós, Ademir Bier e Delegado Fernando Martins. Também foi anunciada a abertura de prazo de três sessões plenárias para sugerir mudanças ao texto da PEC.

A criação da Polícia Penal transforma o agente penitenciário em policial penal, uma antiga reivindicação da categoria, e garante os mesmos direitos e benefícios dos policiais, como salário e poder de investigação.

A instituição terá poder de polícia como os demais órgãos de segurança pública do Estado (polícias Militar, Civil e Científica). O Departamento Penitenciário do Paraná passará a se chamar Departamento de Polícia Penal (Deppen) e terá gestão sobre fiscalização, controle e segurança de unidades penais, além da fiscalização do cumprimento das medidas alternativas à prisão.

 “A carreira de Polícia Penal é uma reivindicação antiga da categoria e já foi aprovada na esfera federal. Aqui no Paraná, estamos dando um passo importante, que vai valorizar os profissionais”, afirmou Tiago Amaral.

O Paraná conta com 2.763 agentes penais em atuação nos presídios do Estado. A PEC 1/2021 foi enviada pelo governador e se dá em cumprimento à emenda constitucional nº104/2019, que cria as polícias penais federal, estaduais e distrital.

Comissão Especial

Por se tratar de uma PEC, a tramitação é diferente de um projeto de lei. Os deputados que formam a Comissão Especial poderão apresentar alterações ao texto e receber emendas de outros parlamentares. Somente após os trabalhos da Comissão Especial é que a PEC seguirá para votação em plenário, sendo necessário o voto favorável de 33 deputados, em dois turnos, para a aprovação.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.