Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Qualificar e otimizar as estruturas de atuação do Ministério Público do Paraná no monitoramento e na defesa da correta arrecadação e aplicação dos recursos orçamentários e financeiros pelas administrações públicas em todo o estado. Com esse objetivo foi assinada na última semana, em 20 de julho, pelo procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, ato administrativo (Resolução 3.329/2020) que unifica os Centros de Apoio Operacionais das Promotorias de Justiça de Proteção ao Patrimônio Público e de Defesa da Ordem Tributária.

Até então dispostas de forma separada, as duas áreas passam a ter tratamento unificado em um mesmo Centro de Apoio, órgão que tem papel estratégico na formulação da política institucional e no encaminhamento de orientações às Promotorias de Justiça situadas em todas as comarcas do Paraná. “Nesse momento de grave crise econômica em que o país se encontra, torna-se cada vez mais importante que as instituições públicas apresentem soluções que incrementem suas estruturas de atuação na proteção dos recursos públicos, garantindo com isso o devido retorno à sociedade na forma de promoção de políticas sociais que assegurem os direitos e as garantias constitucionalmente previstos”, ressaltou Gilberto Giacoia, ao falar sobre a unificação. “O anterior desmembramento das áreas, medida adotada no ano passado, foi uma decisão acertada, pois permitiu que a instituição realizasse um diagnóstico qualificado a respeito das necessidades indispensáveis para potencialização da sua atuação na defesa da ordem tributária. Agora, numa situação de excepcionalidade financeira em virtude da pandemia, mostra-se adequada a união de esforços para melhor acompanhamento de toda a cadeia orçamentária e dos impactos da crise na gestão pública”, afirma Giacoia.

Otimização

A mudança da organização administrativa – já que o Centro de Apoio da Ordem Tributária havia sido instituído há pouco mais de um ano – é também explicada pelo procurador de Justiça Maurício Kalache, que assume a coordenação do novo Centro de Apoio. “As duas áreas são partes integrantes do ciclo orçamentário: captação de receita tributária e realização da despesa pública. O patrimônio público é construído e mantido pela arrecadação tributária e a administração dos entes públicos deve se pautar pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Portanto, o tratamento integrado das áreas se mostra mais eficiente do ponto de vista da atuação institucional. Além disso, diante da crise que vivemos neste momento, a unificação das estruturas é um gesto de responsabilidade administrativa por parte do Ministério Público”, pontuou. “O que se pretende é aprimorar a interlocução e a articulação do Ministério Público com os demais órgãos setoriais internos (procuradorias e subprocuradorias de Justiça e grupos de atuação institucional) e externos (Rede de Controle do Estado do Paraná) e fortalecer cada vez mais o trabalho das Promotorias de Justiça no acompanhamento de todo o ciclo orçamentário, com especial atenção aos atos de renúncia de receita, combate à sonegação fiscal e correto emprego dos recursos pelos gestores”, completou o procurador de Justiça.

Com esse foco, Maurício Kalache explica que umas das prioridades do trabalho do Centro de Apoio agora reformulado será a consolidação do Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria), atualmente disposto em 12 núcleos regionais (Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina, Umuarama e União da Vitória). Além do Gepatria, que atua especialmente nos casos de enriquecimento ilícito de maior lesividade, repercussão e complexidade, o Grupo de Atuação Especializada no Combate à Sonegação Fiscal e aos Ilícitos contra a Ordem Tributária (Gaesf) segue vinculado ao agora unificado Centro de Apoio.

Acesse a Resolução 3.329/20

Asimp/MPPR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.