Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Projetos de incentivo ao empreendedorismo nos municípios serão premiados pelo Sebrae/PR

As boas práticas dos gestores públicos paranaenses serão reconhecidas no próximo dia 22, no auditório do Sebrae/PR em Curitiba, com a revelação dos vencedores do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE). Criado no ano 2000 para valorizar e divulgar a capacidade administrativa de gestores que tenham elaborado projetos e implementado ações em favor dos pequenos negócios, o PSPE está na décima edição. Neste ano, são 36 municípios e 41 projetos selecionados no Paraná.

O PSPE premiará um prefeito em cada uma das oito categorias. Os vencedores estaduais concorrerão à etapa nacional. César Rissete, gerente da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae/PR, destaca o expressivo número de projetos inscritos.

“Nesta edição, foram 133 inscrições. São iniciativas de apoio ao empreendedorismo no Estado que merecem ser disseminadas, pois demonstram que os municípios podem promover mudanças e melhorias no ambiente dos negócios”, pontua o gerente.

Projetos relacionados às compras públicas, desburocratização e inclusão produtiva dos microempreendedores individuais (MEIs) são alguns dos exemplos citados por Rissete. “Há prefeitos liderando processos de inovação desde municípios pequenos até às nossas maiores cidades. A maioria participa do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/PR”, completa.

Em 2019, são finalistas do PSPE, etapa Paraná, os prefeitos de Ponta Grossa, Mato Rico, Telêmaco Borba, Guarapuava, Irati, Nova Tebas, Curitiba, Almirante Tamandaré, Piraquara, São José dos Pinhais, Maringá, Araruna, Goioerê, Sarandi, Umuarama, Marialva, Londrina, Andirá, Carlópolis, Jacarezinho, Ubiratã, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Mercedes, Palotina, Quatro Pontes, Santa Helena, Terra Roxa, Tupãssi, Pato Branco, União da Vitória, Barracão e Santo Antonio do Sudoeste.

O coordenador estadual de Políticas Públicas do Sebrae/PR, Amberson Bezerra da Silva, conta que não houve limites na inscrição de projetos por município e que o número de iniciativas qualificadas para a final estadual é maior do que na edição passada.  “Os projetos tiveram ótimas avaliações. E, desde a etapa da visita técnica, pudemos verificar que houve evolução e que os mesmos apresentavam mais resultados do que na etapa de inscrição”, observa o coordenador.

Sete paranaenses venceram o nacional

Já na primeira edição (2001/02), o Estado teve um projeto vencedor, com Guarapuava. Outros seis municípios venceram o Prêmio nacional depois: Santa Helena, Munhoz de Mello, Laranjeiras do Sul, Bom Sucesso do Sul, Cascavel e Jacarezinho.

PSPE

A 10ª edição está concluindo as etapas estaduais. Cada Estado elege os vencedores, que são classificados automaticamente para a etapa nacional. Os finalistas serão analisados e pré-selecionados por uma comissão formada pelo corpo técnico do Sebrae Nacional e, aqueles com maiores pontuações, serão submetidos ao julgamento final. Os grandes vencedores de todas as categorias do PSPE serão conhecidos em uma premiação que acontece em Brasília no dia 5 de junho.

Amanda de Santa/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.