Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A privatização das subsidiárias da Petrobrás no Paraná pode resultar em impactos sociais e econômicos profundo no estado, afirmaram especialistas que participaram de uma audiência pública remota organizada pela Assembleia Legislativa do Paraná ontem (03) para discutir o assunto. Para se ter uma ideia, apenas as subsidiárias paranaenses representaram, sozinhas, entre os anos de 2017 e 2018, mais de 7% da arrecadação de impostos do Estado. A Petrobrás é a segunda maior contribuinte em ICMS do Executivo, atrás apenas da Copel. O corte de milhares de postos de trabalho também preocupa.

A força da empresa no Paraná reuniu governistas e oposição para promover a campanha “Petrobras Fica no Paraná”, que tem como objetivo debater mecanismos para impedir a venda das subsidiárias da Petrobras instaladas no estado. O debate foi proposto pelo líder da Oposição na Assembleia, deputado Professor Lemos (PT), e pelo líder do Governo, deputado Hussein Bakri (PSD), e reuniu políticos, economistas, pesquisadores e representantes dos petroleiros. Ao final do evento, foi decidido o envio de expediente dos deputados paranaenses ao presidente da República solicitando que a empresa permaneça em solo paranaense.

Atualmente, o Paraná corre o risco de perder as subsidiárias da Petrobras instaladas no estado, a Unidade de Industrialização de Xisto (SIX), em São Mateus do Sul e a Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária. A ideia é de que a empresa concentre todo sua atuação em São Paulo e no Rio de Janeiro. De acordo com os participantes, a medida vai causar o desemprego de milhares de trabalhadores e afetar cadeias econômicas regionais importantes.

Para a socióloga e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Carla Ferreira, é difícil projetar com precisão os impactos das vendas das subsidiárias, mas existem elementos importantes gerados pela presença da Petrobrás no Paraná. Segundo ela, a empresa tem impacto significativo na arrecadação do Estado e dos municípios; no atendimento regional e nos preços de derivados. “Não há garantia de que a concorrência pelas características do mercado brasileiro. Com isso, há o risco de descoordenação, de monopólio privado e maior volatilidade de preços”, explicou.

O economista e doutorando em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisador-visitante da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Rodrigo Leão, concordou. De acordo com o ele, as privatizações podem resultar em formação de monopólios/oligopólios privados, além de gerar apagões pontuais de abastecimento derivados, sem qualquer garantia de redução de preços. “Como a Petrobras não vai mais coordenar o abastecimento, esta ausência pode ter estas consequências, como falta de derivados e preços mais altos”, avaliou.

O coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobras, senador Jean Paul Prattes (PT-RN), informou que o grupo entrou com uma reclamação no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o Governo Federal consulte o Congresso sobre qualquer intenção de venda da Petrobras. “Com a venda, vamos ter no final uma Petrobras muito menor, concentrando o trabalho e a pesquisa apenas nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Assim, a empresa vai perder sua conexão com outros locais do País”, disse.

O líder do Governo, deputado Hussein Bakri, reafirmou o interesse do governo estadual de que a empresa permaneça no Paraná. “Este movimento tem nosso apoio. O governo vai entrar nessa para pedir a manutenção desses empregos no Paraná. Vamos lutar até o fim”, disse. “Há um movimento nacional em defesa da Petrobras. São subsidiárias importantes que ficam no Paraná e não queremos abrir mão destas empresas. Não podemos concordar com isso”, complementou o líder da Oposição, deputado Professor Lemos. “No Paraná, a Petrobrás é responsável por desenvolver também tecnologia e pesquisa, além da geração de produtos. É inaceitável que isso aconteça. Como fechar uma fábrica com mais de mil empregados?”, indagou o presidente do SINDIPETRO, Alexandro Guilherme.

Também participaram os deputados Tadeu Veneri (PT), Luciana Rafagnin (PT), Arilson Chiorato (PT) e Requião Filho (MDB).

Asimps/ALEP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.