Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O vice-líder do Governo, o deputado estadual Cobra Repórter (PSD), e o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o deputado Ademar Traiano, apresentaram, na quarta-feira (19), um Projeto de Lei (PL) que estabelece a obrigatoriedade de formação superior em saúde do responsável técnico de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) no Paraná.

“Apesar de algumas instituições sustentarem a possibilidade de administração das ILPIs sem a necessidade de habilitação técnica em saúde, existindo até mesmo desenhistas industriais exercendo este importante papel, entendemos, para o bem de nossos idosos e para garantia de seus direitos, a imposição da  obrigatoriedade de formação superior em saúde do responsável técnico”, justificou o deputado Cobra Repórter, que é também o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai) da Alep.

De acordo com o PL, o gestor da instituição poderá acumular a função de responsável técnico, desde que tenha a formação requerida. Ele estabelece ainda que as Instituições em funcionamento têm o prazo de 180 dias para se adequarem aos termos da Lei quando for publicada.

O deputado Cobra Repórter lembra ainda que, quando a execução da assistência de saúde ao idoso está distante do local da instituição e a ILPI não conta com a constante atuação de um profissional responsável técnico, há um risco, principalmente, aos idosos que apresentam patologias ou perdas funcionais e requerem atenção especial com cuidados contínuos e de longa duração. Disse também que a pandemia mostrou a necessidade do responsável técnico ter formação superior em saúde para, por exemplo, orientar o uso adequado de equipamentos de proteção individual, oxigenação, sintomas, enfim, intercorrências de saúde o que significa proteção da população idosa!

 “Isso sem falar do cuidado necessário e técnico de controlar, cuidar do protocolo de medicamentos, todos no horário certo, sabendo do que se trata cada um, conhecendo suas posologias para benefício e manutenção da saúde do idoso, fato que requer responsabilidade certificada em nível superior. O Paraná quer garantir dignidade ao envelhecimento saudável de nossos idosos, por isso queremos impor qualidade e responsabilidade técnica para assistência social e de saúde necessária, sendo obrigação do Poder Público regular a prestação dos serviços e fiscalizar a execução com qualidade”, destacou o presidente da Criai.

A proposição tem origem em um pedido do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência, por intermédio da procuradora de Justiça, Rosana Beraldi Bevervanço, e da promotora, Melissa Cachoni Rodrigues, que exercitando os preceitos contidos no artigo 75, da Lei Complementar nº 85/1999 (Lei Orgânica do Ministério Público), indicaram a necessidade de iniciativa legislativa.

Meire Bicudo e Veruska Barison/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.