Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Etapa brasileira do maior torneio internacional de educação profissional tem apoio da Heidelberg

Eunice Dornelles/Asimp

Nos dias 12 a 18 de novembro o Centro de Convenções Ahembi, em São Paulo, será palco da 7ª Olimpíada do Conhecimento – competição nacional de educação profissional realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizado Industrial , o SENAI, que ocupará 76 mil metros quadrados e deve receber 250 mil visitantes. O evento classificará os estudantes que representarão o Brasil no World Skills, considerado o maior torneio mundial de educação profissional, que acontece a cada dois anos desde 1950 e terá a próxima edição em julho de 2013 na cidade de Leipzig, na Alemanha.

Durante os quatro dias da 7ª Olimpíada do Conhecimento, 638 alunos dos cursos de educação profissional do SENAI e do Senac vindos de sete estados brasileiros, serão testados em provas que simulam desafios do ambiente real do trabalho em 54 ocupações da indústria, do comércio e do setor de serviços. Os participantes foram classificados em um rigoroso processo de seleção que teve início com as etapas interescolares, seguidas das estaduais. Após a etapa nacional, os campeões brasileiros continuam em treinamento para atingir o índice mundial que os qualificará para representar o Brasil no WorldSkills.

A Heidelberg, líder mundial na fabricação de equipamentos para produção gráfica, que no Brasil tem uma longa parceria com o SENAI de Artes Gráficas, é apoiadora do evento e está engajada em uma série de ações junto aos sete alunos que competem na categoria de “Impressão Offset”. O desafio será criar e produzir materiais impressos de acordo com os pré-requisitos definidos pela organização do evento, com a juda da Heidelberg, que permanecerão confidenciais até o início da competição.

Para isso os participantes receberam um treinamento de uma semana na Print Media Academy da Heidelberg no SENAI Theobaldo De Nigris, em São Paulo, para equalizar o nível de conhecimento de todos sobre a operação dos equipamentos de produção gráfica que a fabricante alemã cede para a competição: uma impressora Printmaster GTO 52 com quatro cores, uma impressora Printmaster GTO 52 monocolor (que será usada em módulo específico de manutenções), e uma guilhotina Polar 115 X Plus.

Os trabalhos, que terão como tema a sustentabilidade, serão impressos com tintas, blanquetas, lâminas de tinteiro, chapas e solução de molha direta da linha de consumíveis Saphira Eco, também da Heidelberg. Além de mostrar ao país o talento dos jovens profissionais brasileiros, a Olimpíada do Conhecimento é a vitrine da qualidade da educação profissional patrocinada pela indústria brasileira e uma exposição das novas tendências nos processos industriais e dos perfis profissionais exigidos pelo mercado de trabalho. Paralelamente à 7ª Olimpíada do Conhecimento acontece, também no Ahembi, o Word Skills America, que reúne competidores de mais de 20 países da América do Norte, América Central, Mar do Caribe e América do Sul e também classifica os estudantes para a competição mundial World Skills.. O Brasil, que em 2015 sediará o WorldSkills pela primeira vez, conquistou onze medalhas na edição de 2011, no Reino Unido - seis de ouro, três de prata e duas de bronze – e ficou em segundo lugar na classificação geral, at rás apenas da Coréia do Sul.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios


Notice: Undefined variable: usuario_tk in /var/www/vhosts/jornaluniao.com.br/httpdocs/widget_footer.php on line 245
NULL