Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Agência Brasil

Até o meio-dia de hoje (18), 873 mil estudantes tinham se inscrito para participar do Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece 195 mil bolsas para o segundo semestre deste ano. Asinscrições terminam amanhã (19) e só podem ser feita pela internet.

O sistema já contabilizou 1.671.397 inscrições – cada candidato pode fazer até duas opções de curso, indicando sua prioridade. Podem participar do ProUni estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou que estudaram em colégio particular com bolsa integral. Também é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 e alcançado pelo menos 400 pontos na média das provas objetivas e não ter zerado a redação.

Do total de bolsas oferecidas, 98 mil são integrais e 96 mil, parciais, que custeiam 50% da mensalidade. O benefício integral é destinado àqueles com renda familiar per capita mensal até 1,5 salário mínimo. As bolsas parciais podem ser pleiteadas por quem tem renda familiar per capita até três salários mínimos.

Até o momento, São Paulo é o estado com o maior número de inscrições: 322 mil. Em seguida, vêm Minas Gerais, com 198 .029; Bahia, com 117.193; Rio Grande do Sul, com 112.913 mil; e Rio de Janeiro, com 112.261.

A lista dos aprovados em primeira chamada está prevista para o próximo domingo (22). Os selecionados deverão comparecer à instituição de ensino onde conseguiram a bolsa no período de 23 de janeiro a 1° de fevereiro para apresentar a documentação necessária e providenciar a matrícula. Após esse processo de confirmação, será divulgada a segunda chamada no dia 7 de fevereiro.

Ao fim das duas chamadas, o sistema vai gerar uma lista de espera para preencher as bolsas remanescentes. Os interessados em participar dessa lista deverão fazer o pedido no próprio site do ProUni entre 22 e 24 deste mês.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios