Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O candidato da Coligação Muda Brasil à Presidência da República, Aécio Neves, reiterou, no último dia 07, em São Paulo, ser favorável ao mandato de cinco anos para todos os cargos públicos e fim da reeleição para presidente da República, governador e prefeito. A proposta, inclusive, consta do programa de governo da Coligação Muda Brasil. Aécio também afirmou que vai se empenhar nas discussões sobre a reforma política.

"Essa proposta já está nas nossas diretrizes, eu defendo há muito tempo. Sou a favor do mandato de cinco anos sem reeleição para todos os cargos públicos. A questão deste mandato em especial tem que ser discutida no Congresso por uma razão específica. Não estamos falando do fim da reeleição para presidente da República apenas, em que a decisão unilateral do candidato resolveria o problema. Estamos falando de reeleição de governadores e de prefeitos. Precisa haver um entendimento no Congresso Nacional em relação a isso", apontou.

O candidato destacou que a atuação da petista Dilma Rousseff à frente da Presidência da República acabou degradando o conceito de reeleição, graças à "mistura sem limites entre o público, o privado e o partidário". "Se eu já tinha algumas dúvidas sobre a possibilidade e as vantagens da reeleição, acho que a presidente Dilma acabou por desmoralizá-la por completo", salientou.

Convergências

Em entrevista à imprensa, Aécio ressaltou a convergência das propostas de seu programa de governo e as defendidas pela terceira colocada na corrida presidencial, a candidata Marina Silva, do PSB.

Aécio concedeu entrevista ao lado de Aloysio Nunes, vice na chapa presidencial, do governador reeleito de São Paulo, Geraldo Alckmin, do senador eleito José Serra, do presidente do Solidariedade, deputado federal Paulinho da Força, e do deputado estadual Ramalho da Construção (PSDB-SP), ele reiterou estar pronto para liderar um projeto a favor do Brasil.

"A nossa proposta de governo é uma proposta sempre aberta a novas contribuições. Até porque um programa de governo é uma obra que não termina nunca. É uma construção permanente, sempre aberta a aprimoramentos. E é isso que nós construiremos a partir desses próximos dias, com nossos compromissos cada vez mais explícitos no campo da sustentabilidade, no campo da melhoria da qualidade da educação, avançando sempre na direção da escola integral. Vamos construir um projeto que seja da maioria dos brasileiros", acrescentou.

Campanha propositiva

O candidato da Coligação Muda Brasil afirmou ainda que pretende fazer uma campanha propositiva, que fale de valores, respeite o adversário e esteja "à altura da expectativa dos brasileiros". Ele lembrou as conversas que teve com Marina Silva e seu vice, Beto Albuquerque, acerca do cenário político nacional.

"Falei por telefone com o Beto, apenas uma palavra de amigo. Cumprimentei pelo desempenho, como falei ontem [06/10] por telefone com a candidata Marina, e agradeci o seu telefonema. Vamos ter tranquilidade. Agora é hora de os partidos discutirem internamente. Cada uma dessas forças tem o seu sistema de decisão, tem os seus colegiados. Seria estranho que não os ouvissem. Vamos aguardar com muita serenidade", ressaltou ele.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.