Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Henrique Reis/JU

O deputado André Vargas (PT-PR) anunciou na tarde de ontem (14) que irá deixar o mandato de Deputado Federal ainda nesta terça-feira (15).

A informação foi confirmada pelo presidente do PT em Londrina, Gerson da Silva. Gerson afirmou que André ainda não leu sua carta de renúncia na Câmara dos Deputados, mas que esse fato será confirmado ainda hoje.

André é alvo de processo no Conselho de Ética da Casa por suas ligações com o doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal em 17 de março durante a Operação Lava Jato. 

A relação entre os dois foi descoberta em grampos telefônicos feitos pela Polícia Federal, que investigava atos ilícitos de Youssef. Desde que o caso veio à tona, Vargas vinha sendo rifado pelo Planalto e por alas do PT. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da SIlva afirmou, em entrevista, que Vargas devia se explicar "para o PT não pagar o pato".

Apesar da renúncia, o processo contra Vargas continuará tramitando no Conselho de Ética. O deputado também deverá ficar inelegível por oito anos, sanção prevista na Lei da Ficha Limpa para quem renunciar para evitar uma cassação.


André é alvo de processo no Conselho de Ética da Casa por suas ligações com o doleiro Alberto Youssef

Com a decisão, porém, ele deve se livrar de responder a um processo na Comissão de Ética do PT. O partido se preparava para abrir um processo contra ele na comissão, mas a questão deve ser reavaliada.

Para livrar Vargas do processo interno, os petistas devem argumentar que o caso só tramita na Executiva Nacional porque Vargas é deputado federal, mas com a renúncia passa a ser um filiado comum, o que ensejaria o encerramento do processo ou seu envio para Londrina, cidade pela qual ele é filiado.

Quando renunciar, a cidade de Londrina irá perder um representante na Câmara dos Deputados. Além de Vargas, atualmente a cidade é representada por Alex Canziani e Luiz Carlos Hauly.

(Com informações da Câmara dos Deputados) 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.