Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, anunciou sua demissão nesta sexta-feira (24) e denunciou tentativa do presidente Jair Bolsonaro de interferência política na Polícia Federal (PF). O estopim  foi a exoneração do diretor-geral da PF, Maurício Leite Valeixo, publicada no Diário Oficial de hoje.

Moro disse que desde o ano passado o presidente quer trocar o comando da Polícia Federal, sem apresentar um motivo. Afirmou também que o presidente manifestou interesse em inquéritos abertos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

“Não tenho como persistir com o compromisso que assumi sem que tenha condições de trabalho, sem que tenha condições de preservar a independência da PF, ou seja forçado a sinalizar concordância com uma interferência política cujos resultados são imprevisíveis”, disse.

Moro afirmou que não recebeu pedido de exoneração de Valério e não assinou a demissão, embora seu nome no documento publicado, como se tivesse assinado. “Soube da exoneração pelo Diário Oficial”, afirmou.

Disse ainda que Bolsonaro mencionou a intenção de ter um contato direto com o diretor-geral da Polícia Federal e mesmo com superintendentes estaduais.  “Quer alguém para quem possa ligar e colher informações, o que não é adequado”, disse. Segundo Moro, depois de trocar Valeixo, o presidente iria trocar superintendentes estaduais, começando pelo Rio de Janeiro e possivelmente Pernambuco.

Para Sérgio Moro, o problema não é tirar Valeixo do cargo, mas o motivo para demiti-lo. “Não é questão do nome de quem vai assumir, o problema dessa troca é a violação de uma promessa de carta branca [que me foi feita]; uma clara interferência política na Policia Federal e uma substituição sem motivo”.

Para Moro, a independência da Polícia Federal foi fundamental para os andamentos das investigações da Lava Jato. “Seria um tiro na Lava Jato se houvesse substituição de delegados e superintendentes na ocasião”, afirmou.

Carol Siqueira/Agência Câmara de Notícias

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.