Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

“É um passo importante para que possamos iniciar a discussão da Reforma Tributária tão necessária a este país”, afirma a senadora Gleisi

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, na terça-feira (4), projeto que permite aos estados e ao Distrito Federal (DF) a legalização dos incentivos fiscais. O Projeto de Lei 130/2014 torna legais os incentivos oferecidos por estados para atrair investimentos de empresas.

O projeto de lei cria ainda regras mais flexíveis para concessão de novos benefícios e prevê que os estados e o DF poderão prorrogar os incentivos fiscais desde que sejam cumpridos alguns prazos-limite para as empresas tirarem proveito desses benefícios: 15 anos para atividades agropecuárias e industriais e investimentos em infraestrutura rodoviária, aquaviária, ferroviária, portuária, aeroportuária e de transporte urbano; oito para manutenção ou incremento de atividades portuárias e aeroportuárias vinculadas ao comércio internacional; e três anos para operações interestaduais com produtos agropecuários e extrativos vegetal in natura.

Para a senadora Gleisi Hoffmann (PT/PR), a convalidação das concessões desses benefícios, não quer dizer que o Senado ou a Comissão de Assuntos Econômicos reconhecem a guerra fiscal mas, tão somente, convalida uma situação acontecida. “Uma realidade que tínhamos no nosso País e um desenvolvimento regional diferenciado, em que os Estados da Federação tinham que se virar para poder fazer e garantir o seu desenvolvimento”.

A senadora ressalta que não foram beneficiados só os estados menores ou estados do Norte e do Nordeste, mas os estados do Sul e do Sudeste também se utilizaram desse mecanismo para levar importantes investimentos para suas regiões. “E estes incentivos foram importantes para esse desenvolvimento. Portanto, convalidar esses atos não é reconhecer a guerra fiscal, mas, tão somente, acalmar e pacificar a situação do País”, complementou.

Ainda segundo a senadora, é importante deixar claro que em nenhum momento a Comissão de Assuntos Econômicos está validando a guerra fiscal. “O que nós fizemos é permitir que o Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), com quórum diferenciado, convalide os benefícios fiscais já oferecidos pelos estados e que não foram apreciados pelo Conselho”, disse.

“É um passo importante para que possamos iniciar a discussão da Reforma Tributária tão necessária a este país”, ressaltou a senadora.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.