Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Assembleia Legislativa já está tratando dos preparativos para a posse dos 54 deputados eleitos para a 18ª Legislatura. A sessão preparatória está marcada para o dia 1º de fevereiro, às 15 horas, em conformidade com o previsto no artigo 4º e parágrafos do Regimento Interno da Casa. No mesmo dia deverá ocorrer a eleição da nova Mesa Executiva. Para tanto, os parlamentares recém- empossados deverão apresentar um requerimento solicitando a convocação de nova sessão preparatória, na sequência da primeira, com essa finalidade.

A chegada do governador Beto Richa (PSDB) está marcada para as 14h30. Ele será recepcionado pelo deputado Nelson Justus (DEM), e posteriormente conduzido, juntamente com outras autoridades, para o Salão Nobre. De acordo com o paragrafo 2º do art. 4º do RI, caberá ao último presidente, se reeleito, assumir a direção dos trabalhos. Na sua falta, a tarefa será desempenhada pelo parlamentar mais idoso dentre aqueles com maior número de mandatos. No caso, o deputadoNelson Justus.

Aberta a sessão, o presidente convocará dois deputados, de preferência de partidos diferentes, para servirem como secretários e proclamará os nomes dos integrantes do Parlamento estadual. Em seguida designará uma comissão para acompanhar o governador e o presidente do Tribunal de Justiça até a Mesa de honra, suspendendo por alguns minutos a sessão. Ao reabrir os trabalhos, indicará a composição da Mesa, após o que será executado o Hino Nacional.

Depois de proferir o Compromisso Regimental, o presidente procederá a chamada nominal dos deputados, em ordem alfabética e com a identificação das respectivas siglas, para que façam o mesmo. Está prevista ainda a leitura do requerimento de antecipação da eleição da Mesa. Com a execução do Hino do Paraná a sessão será encerrada e o presidente convocará os parlamentares para a sessão preparatória que acontecerá em seguida, destinada à eleição dos componentes da Mesa Diretora.

Depois de proclamar os eleitos, o presidente das primeiras sessões dará por encerrada a sua tarefa, passando o posto para o novo presidente do Poder Legislativo, que fará um pronunciamento.

Assessoria de Imprensa/ALEP

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios