Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O entrevistado desta quarta, 20, é o candidato do PTC, Tulio Bandeira

O atual governador do Paraná, Beto Richa, foi o candidato sabatinado na Rede Mercosul/Record News Paraná, na noite da última terça, 19. A transmissão foi ao vivo e por uma hora a diretora de Jornalismo da emissora, Ligia Gabrielli, o colunista da Rede, Eduardo Simões, e os jornalistas de política Roger Pereira e Elizabete Castro, do portal Vanguarda Política, entrevistaram o candidato à reeleição.

Durante toda a entrevista, Beto Richa reclamou de não receber do governo federal todos os recursos possíveis para o Paraná e que o Estado tinha um “rombo” quando ele assumiu a gestão, citando por várias vezes seus adversários no pleito deste ano, Gleisi Hoffmann e Roberto Requião. “Peguei o Estado com um rombo de R$ 4,5 bilhões de dívidas”, afirmou. Richa acusou ainda que o Estado foi prejudicado pelos opositores políticos dele que faziam parte do governo federal. “Apesar de o Paraná ser o terceiro maior gerador de empregos e o quinto maior em receita da União, R$ 3 bilhões de recursos não vieram para o Estado”, afirmou.

Ao ser questionado que se a presidente Dilma Rousseff for reeleita e ele também, o Paraná continuará perdendo com falta de recursos federais, Beto Richa foi incisivo: “isso não irá ocorrer porque tivemos a infelicidade de ter uma ministra na Casa Civil, que impedia a liberação das verbas”, disse, se referindo à candidata da Coligação Paraná Olhando para Frente, Gleisi Hoffmann. “Eu não aceitei essa perseguição, tive que recorrer à Justiça, para defender o nosso Paraná."

Sobre as declarações do candidato Ogier Buchi no primeiro dia de sabatina, 18, Beto Richa disse que contratou 31 mil professores para a Rede Pública Estadual , 10 mil policiais militares e que houve redução da violência. "No Paraná, tivemos uma redução de 21% em homicídios”. Salientou ainda que Buchi não é seu aliado e que fez parte do governo anterior, de Roberto Requião. "Sem violentar a minha consciência, vale tudo para transformar o Paraná."

Apesar de todas as dificuldades apontadas, o atual governador disse que tem transformado o Paraná “em um grande canteiro de obras”. "Agora o melhor está por vir, já passamos pelos momentos mais difíceis", disse.

O candidato também foi questionado sobre pedágio, secretarias da cultura e apoios de outros partidos. “Fui o único candidato em 2010 que prometeu tirar do campo político a questão do pedágio e conseguimos. Existem vários contratos que não fui eu quem assinou. Mas hoje, conseguimos a retomada dos investimentos e estamos avançando”, abordou e ainda explicou que a maioria das rodovias paranaenses são pedagiadas pelo governo federal. “Quem mais lucra com os pedágios no Paraná é o governo federal, pois 2/3 das rodovias do Estado são pedagiadas por ele."

Beto Richa também afirmou que a cultura não foi deixada de lado em seu governo. “Priorizamos a saúde, educação e segurança, mas nunca deixamos a área cultural avulsa. Prova disso é a reforma que o Teatro Guaíra está passando, que é a maior desde sua inauguração.”

O candidato também lembra que foi o único governador a passar pelos 399 municípios do Paraná, nos três primeiros anos de mandato. “Gosto de um governo transparente e que escuta as pessoas”, comentou. Ressaltou que está em cargos importantes no Estado desde 2004 e que nunca foram vistos escândalos em suas gestões como prefeito de Curitiba e governador. “Eu sempre registro meu plano de governo no cartório, para que todos possam ver o que prometemos e nos cobrar depois. Presto detalhadamente as contas ao TRE, tanto que em minha última eleição, quando fui o candidato mais votado em Curitiba, tinha 12 mil folhas", relembra.

A sabatina foi transmitida ao vivo pelo grupo de Rádios Terra Nativa, coberta pelo portal Bonde.com.br do Grupo Folha de Londrina, pelo site Vanguarda Política e pelo Portal Comunicare, dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

O sabatinado desta quarta, 20, às 19h, é advogado e candidato pelo PTC, Tulio Bandeira. A transmissão é ao vivo em rede estadual de televisão e via internet, pelo endereço www.redemercosul.com.br e pelo site www.vanguardapolitica.com.br.

A ordem de sabatina, definida em sorteio. Confira a agenda:

18/08 - Ogier Buchi (PRP)

19/08 - Beto Richa (Coligação Todos Pelo Paraná)

20/08 - Tulio Bandeira (PTC)

21/08 - Bernardo Pilotto (PSOL)

22/08 - Geonísio Marinho (PRTB)

25/08 - Roberto Requião (Coligação Paraná com Governo)

26/08 - Rodrigo Tomazini (PSTU)

27/08 - Gleisi Hoffmann (Coligação Paraná Olhando para Frente)

Mais informações: www.redermercosul.com.br e siga-nos no facebook: www.facebook.com/recordnewspr .

Rhaissa Sizenando/Asimp

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios


Notice: Undefined variable: usuario_tk in /var/www/vhosts/jornaluniao.com.br/httpdocs/widget_footer.php on line 245
NULL