Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O secretário nacional de Comunicação do PT, deputado federal André Vargas (PT-PR) ressaltou nesta sexta-feira, 04/11, que a educação no país, antes esquecida, melhorou muito e tem garantido aos jovens a oportunidade de aperfeiçoamento intelectual.

Para o deputado, as escolas técnicas lançadas pelo governo, a reestruturação do Sistema S, que tem garantido metade das vagas deste sistema de forma gratuita para os alunos carentes, são alguns dos exemplos de como a educação melhorou.

Ele lembra que o ex-presidente Lula, quando menino estudou no Senai. “O Senai e Senac ainda é para quem tem dinheiro para pagar, mas o governo está tomando medidas corretas para que o ensino técnico, seja através das escolas técnicas ou do sistema S”, afirmou.

Recentemente, a presidenta Dilma lançou mais 150 escolas técnicas para o país, sendo mais oito no Paraná e três novas extensões, ou seja, mais 11 municípios que serão atendidos nos próximos quatro anos. “Somada à gratuidade no Sistema S, as bolsas em escolas privadas - as chamadas bolsas do ensino médico e técnico - e o ProUni, sentimos que a educação tem evoluído e dado mais oportunidades aos jovens”, afirma Vargas.

Sobre o Plano Nacional de Educação – PNE - que está sendo discutido no Congresso, Vargas ressaltou que se debate a possibilidade de se chegar a 50% do ensino integral na educação básica. “A expansão das creches também prevista no PNE te ajudado muito, no entanto muitas mães têm dificuldade depois que seus filhos completam sete anos e vão estudar só em um período do dia e depois ficam nas ruas esquecidos ou cuidando de outras crianças dentro de casa”, lembra.

O desejo de toda mãe é que seu filho seja bem educado e bem cuidado. “A educação integral tem o objetivo de cuidar melhor, educar e estimular para o esporte, para as artes e para a cultura. Esta meta é muito importante e precisa da parceria com os municípios, por isso, estamos discutindo uma forma de aumentar ainda mais os recursos para a educação. Vale dizer que o Governo do presidente Lula tirou a DRU da educação, aumentando em R$ 11 bilhões os recursos para esta área. Antes o investimento era de 5% do PIB e chegamos a 7%. A meta dos movimentos sociais é 10%, o que é desejável, mas precisamos ir evoluindo para que tenha uma educação de qualidade no nosso país”, finaliza.

Clique aqui para ouvir ou baixar entrevista do deputado André Vargas sobre este assunto.

(Meire Bicudo)

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios