Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O evento, que reunirá pesquisadores em comunicação de diversos países, acontece entre os dias 31 de julho e 2 de agosto na Universidade de São Paulo e no Memorial da América Latina. Pesquisadores interessados em apresentar trabalhos têm prazo até o dia 25 de abril para proposição de resumos.

No segundo semestre deste ano, o Brasil sedia o primeiro Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana. O evento será realizado na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e no Memorial da América Latina, no período de 31 de julho a 2 de agosto. 

O tema central do evento é “Sistemas de comunicação em tempo de diversidade cultural”, que se justifica pelo fato de que o processo de globalização acelerada, resultante da velocidade com que a ciência desenvolve as novas tecnologias de comunicação e fomentado pela eficácia do controle que as agências financeiras internacionais exercem sobre a economia, vem ameaçando a riqueza da diversidade cultural do planeta. 

Para instigar os pesquisadores da área, o I Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana propõe a seguinte pergunta: “como edificar ou transformar sistemas de comunicação que garantam a pujança da nossa diversidade cultural, estimulando ao mesmo tempo nossas identidades político-sociais?”. Este é o desafio com que se depara a nascente comunidade ibero-americana de ciências da comunicação, que estará reunida pela primeira vez na cidade de São Paulo (Brasil).

A programação se inicia no dia 31 de julho, com um ato cultural e a solenidade de abertura. Nos dois dias seguintes, pela manhã, acontecem painéis com pesquisadores de países como Brasil, Argentina, Bolívia, Espanha, Estados Unidos, México e Portugal. À tarde, serão abertas sessões temáticas – pesquisadores interessados em inscrever trabalhos podem enviar seus resumos para seleção até o dia 25 de abril (informações abaixo). O período da noite contará com programações culturais.

Mas as atividades previstas para este encontro vão além do congresso, com eventos complementares, antes e depois do I Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana. Ele será precedido pelo VI Seminário Internacional Latino-Americano de Pesquisa da Comunicação, organizado pela Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC) e pelo Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital da Universidade Estadual Paulista (Unesp), a se realizar no Departamento de Jornalismo de Editoração da ECA/USP, nos dias 29 e 30 de julho, com apoio institucional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), do Itaú Cultural e da Unión Latina de Economía Política de la Información, la Comunicación y la Cultura (Ulepicc - Capítulo Brasil).

Após o congresso haverá outras atividades, como, por exemplo, o I Fórum Ibero-Americano de Política Científica e Tecnológica em Comunicação e o Simpósio de Cooperação Internacional no Espaço Ibero-Americano, na ECA/USP, no dia 03 de agosto; o I Fórum Ibero-Americano de Pós-Graduação em Comunicação, na ECA/USP, no dia 04; o VI Encontro Lusófono de Ciências da Comunicação (Lusocom), coordenado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e pela Universidade Paulista (Unip) e a ser realizado nesta Universidade, no dia 04 de agosto; e o X Congresso Brasileiro de Marketing Político, organizado pela Sociedade Brasileira dos Pesquisadores e Profissionais de Comunicação e Marketing Político (Politicom), na Universidade Presbiteriana Mackenzie, nos dias 3 e 4 de agosto.

O I Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana é uma promoção da Confederação Ibero-Americana das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Confibercom) e da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom). A organização é do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação e do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA/USP. A programação completa do I Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana e das atividades pregressas e posteriores a ele podem ser encontradas em no site institucional, em www.confibercom.org/congresso.

Inscrições:
A inscrição de trabalhos deve ser feita pelo site do Congresso (www.confibercom.org), mediante resumo, até 25/04 próximo. O resultado da seleção das propostas será divulgado a partir do dia 16 de maio, também no site do evento. Em caso de aprovação da proposta, os textos completos deverão ser enviados até 15/06.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios