Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Brasil passou a ter a primeira geração de crianças sem fome, segundo a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, durante a abertura da 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional +2, em Brasília. A ministra apresentou os avanços conquistados pelo Brasil Sem Miséria, as perspectivas para o país continuar superando a pobreza e a evolução dos indicadores sociais da última década.

A Conferência foi realizada pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), e reuniu cerca de 350 representantes da sociedade civil, do governo, dos estados e de organizações internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Fian Internacional – entidade voltada à defesa dos Direitos Humanos, com status consultivo na ONU.
 
O Programa Nacional de Alimentação Escolar já beneficiou 43 milhões de estudantes da rede pública. Segundo a ministra, o Plano Brasil Sem Miséria e os programas de transferência de renda, a redução dos índices de desnutrição e da mortalidade infantil e a manutenção das crianças nas escolas contribuem para a evolução dos indicadores sociais brasileiros.
 
A redução da extrema pobreza, a ampliação das tecnologias sociais, a diminuição da insegurança alimentar, o fortalecimento de estratégias intersetoriais de promoção alimentar adequada e saudável e a ampliação de programas voltados para agricultura familiar são avanços reconhecidos. “Já estamos vivendo a primeira geração de crianças sem fome no Brasil, com acesso à alimentação, à escola e a serviços”, disse a ministra.
 
 “A aprendizagem não ocorre quando a criança está desnutrida. Portanto, além do desenvolvimento físico há também o desenvolvimento mental. Ele é maior, ele é completo, quando a pessoa é bem nutrida”, pondera o deputado estadual Professor Lemos (PT). Conforme o deputado, esse resultado não é bom apenas para a autoestima do brasileiro, mas para o desenvolvimento do país. “Porque também a nossa economia é alterada para melhor quando a sua população é bem nutrida. O país cresce e se desenvolve”, completa.
 
Tereza Campello comemorou o fato de o Brasil ser um dos primeiros países da América Latina a superar os índices de desnutrição, mortalidade infantil e conseguir a manutenção das crianças nas escolas, por meio de políticas públicas, em parceria com a sociedade civil. “Estamos a um passo de comemorar a superação da desnutrição aguda no País. O Brasil que encontramos em 2003 não existe mais”, ressaltou a ministra.
 
“O Brasil de hoje é um Brasil diferente, que se insere num mundo de cabeça erguida de modo soberano, que é enxergado de fora com outro olhar e que passa a receber investimentos produtivos. Diferente do passado que recebia apenas investimentos especulativos. Hoje, o Brasil está na quarta posição, chegando à terceira no ranking internacional em captação de investimentos estrangeiro produtivo”, avalia Lemos.
 
Ao apresentar a evolução dos indicadores sociais da última década, a ministra disse que o País tem estabelecido metas ousadas, o que coloca o país em outro patamar de desenvolvimento. “O Brasil reduziu a pobreza, de 24,25%, em 2002, para 8,55%, em 2012. E a extrema pobreza caiu de 8,8% para 3,5%, no mesmo período. O investimento do governo federal nas políticas de segurança alimentar e nutricional quintuplicou entre 2004 e 2013. Nesse período, o orçamento na área saltou de R$13,4 bilhões para R$ 77 bilhões. Entre 2011 e 2013, o governo Dilma duplicou o orçamento”, afirmou.
 
 “O Brasil é uma referência mundial. Todos querem saber como conseguimos tantos avanços em tão pouco tempo. Reduzimos a pobreza e as desigualdades sociais, valorizamos o salário mínimo, aumentamos a renda dos brasileiros e melhoramos a qualidade de vida das mulheres, dos pretos e pardos e das populações mais pobres que vivem nas periferias”, ressaltou a ministra.
 
Agência Notícias PR
 
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.