Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Asimp/CML

Durante reunião coordenada pela vereadora Sandra Graça (PP), vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, secretários do atual governo municipal e do futuro prefeito Alexandre Kireeff (PSD) definiram uma série de medidas que vão garantir novas vagas nos Centros de Educação Infantil em 2013. A primeira iniciativa na área, já como resultado das propostas discutidas entre os dois grupos, será a realização de uma reunião extraordinária do Conselho Municipal de Educação ainda na próxima semana para garantir mais 720 vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), ampliando de 20 para 25 o número de alunos por turma nas salas de EI-6 (crianças que completarão seis anos após 31 de março).

A vereadora Sandra Graça considerou altamente positiva a reunião, tendo em vista definições como a criação de novos cargos de professores; a retomada de obras de Centros Municipais de Educação Infantil; a municipalização das entidades filantrópicas e a definição de espaços alternativos para ampliação de salas de aula, entre outros. “Conseguimos reunir as equipes de governo atual e futura e avançamos bastante, criando uma ponte entre as duas gestões”. “Defendemos uma Política Pública para Educação Infantil, garantindo às crianças cujas mães precisam trabalhar para sustentar suas famílias, a tranquilidade e a segurança necessárias”, afirmou a vereadora.

Novos espaços - Segundo Sandra Graça uma equipe multidisciplinar irá analisar a contratação emergencial de uma empresa para retomar a construção do CMEI Maria Celina, que atenderá mais 128 vagas na Educação Infantil. No caso do Conjunto Ernani Moura Lima, o CEI Filantrópico que funcionava num prédio público deverá ser municipalizado, também garantindo mais vagas na área. Na região Central será solicitada ao Governo do Estado a prorrogação da cessão do prédio do PRESIPE ao município pelo período de mais dois anos, também com o objetivo de manter o número de vagas na região.

Para atender a demanda da região Norte da cidade, a Prefeitura por meio dos órgãos técnicos, deverá solicitar a construção de um CMEI entre o Residencial Vista Bela e o Moradas de Portugal, sob a responsabilidade do loteador, como contrapartida do empreendimento. Também serão analisados os espaços públicos disponíveis no Vista Bela para a construção de mais um CMEI, além da ampliação de salas no Centro de Convivência já existentes naquele local. “Caso todas as medidas mapeadas neste encontro sejam adotadas, vamos garantir aproximadamente 1.700 novas vagas a curtos e médios prazos”, disse a vereadora.

Professores - Com relação à falta de professores na Rede Municipal para atender a Educação Infantil, as novas secretarias de Gestão Pública e de Educação realizarão um mapeamento dos docentes cedidos para outros órgãos ou afastados com atestados médicos, precedendo a contratação de novos profissionais. “Detectamos que existem 116 professores cedidos e 214 com atestados médicos. É preciso analisar a situação caso a caso para recuperar esta mão de obra em benefício da educação no município”, afirmou a futura secretária de Educação, Janet Elizabeth Thomas.

A nova integrante da equipe de Alexandre Kireeff também considerou a reunião bastante produtiva porque problemas já conhecidos poderão ser minimizados com algumas ações que serão adotadas antes mesmo da posse do futuro governo. “Estou satisfeita com o debate desta manhã e com as ações que estamos planejando. O importante é que esta reunião demonstrou que terei muitos parceiros no ano que vem", disse Janet Thomas. Além da futura secretária de Educação, também participaram da reunião como integrantes da nova equipe, Rogério Carlos Dias (Gestão Pública); Marcio José Gomes Corrêa (Chefe de Gabinete); José Roberto Hoffmann (Cohab); Patrícia Grassano Pedalino (Assessora de Políticas para Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente). 

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios