Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Autor da emenda que fala do programa, deputado diz que foco deve ser Medicina, licenciaturas e engenharias.

Asimp/Alex Canziani Deputado

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB-PR), voltou a cobrar do Ministério da Educação a parceria com Estados para o programa de ampliação de vagas nas universidades estaduais. O Paraná deve ser o primeiro a receber recursos do governo federal para ampliar a oferta de vagas nas universidades estaduais.

A promessa é do MEC, que elabora um programa piloto para auxiliar financeiramente as instituições de ensino superior financiadas pelos estados. Até 2015, a expectativa é dobrar o número de estudantes nas sete universidades paranaenses. O Paraná foi escolhido por ter uma das melhores e mais estruturadas redes estaduais de ensino superior do país.

Segundo o deputado Alex Canziani, autor da emenda no Plano Plurianual (PPA) 2012-2015, que viabiliza a criação do programa do MEC que vai disponibilizar verba para as universidades estaduais, o foco dos investimentos deve estar nos cursos de medicina, licenciaturas e engenharias.

Medidas para reduzir a evasão nesses cursos também serão estudadas. “O número de pessoas que abandonam os cursos de Engenharia é enorme e só 30% dos formados atuam na área”, salientou o deputado da educação. O deputado lembra ainda que a parceria trará benefícios financeiros. “O custo será bem menor com a parceria entre União e Estados para ampliarmos as vagas. Será mais um salto para podermos levar uma educação de qualidade a todos”, destacou o parlamentar paranaense.

Segundo dados mais atualizados, o número de vagas oferecidas por todas as universidades do Paraná soma 17.293. Com o programa, este número pode chegar a 34,5 mil.

 

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios


Notice: Undefined variable: usuario_tk in /var/www/vhosts/jornaluniao.com.br/httpdocs/widget_footer.php on line 245
NULL