Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Colégio Universitário ficou em primeiro lugar no Grupo 2, com 67% de taxa de participação dos alunos, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010, em Londrina. No Paraná, entre as 20 melhores, a instituição aparece em sétimo lugar. O resultado foi divulgado ontem, segunda-feira (12/09), pelo Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o relatório, 15 escolas particulares de Londrina participaram do exame, o Colégio Universitário aparece com média geral de 669,78 entre os 119 alunos que fizeram a prova.

Para o diretor geral pedagógico José Antonio Lima, o primeiro lugar em Londrina e o sétimo no Paraná, mostra o forte trabalho interdisciplinar com foco na atualidade desenvolvido no colégio. “O material didático do Anglo e o corpo docente são fundamentais no processo”, afirmou.

O diretor destacou, ainda, a importância do Enem.  “É a maior avaliação externa que nós temos no país para alunos da terceira série do Ensino Médio. É uma prova temática em que o estudante precisa ter um grau de interpretação muito grande”. 

Novo formato

O Ministério da Educação (MEC) adotou, neste ano, um novo critério de divulgação do resultado por escola. Agora é levada em conta a porcentagem de alunos participantes do Enem.

Como o exame não é obrigatório, há escolas que selecionam seus melhores alunos para obter notas altas. Por isso, o MEC criou quatro categorias: Grupo 1 (escolas com mais de 75% de participação), Grupo 2 (participação entre 50% a 74,9%), Grupo 3 (de 25% a 49,9%), e Grupo 4 (de 2% a 24,9%). Escolas com menos de 2% não foram consideradas.

A mudança pretende reduzir distorções na divulgação dos resultados no caso de escolas em que a participação dos alunos é pequena. Como em muitos casos os estabelecimentos de ensino usam o bom desempenho do Enem para fins publicitários, o MEC quer evitar que as escolas em que apenas os melhores alunos fazem a prova possam ficar na lista das mais bem colocadas.

O próximo Enem será realizado nos dias 22 e 23 de outubro.

(Micheli Monge/Asimp)

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios