Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com apoio do PSDB, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados no início da madrugada desta quinta-feira (14). Maia recebeu 285 votos, superando o candidato Rogério Rosso (PSD-DF), com 170 votos. A disputa foi definida em segundo turno. O presidente eleito cumprirá mandato até fevereiro de 2017.

Para o líder do PSDB na Câmara, deputado Antonio Imbassahy (BA), a eleição do novo presidente instala na Casa um clima de confiança e cordialidade. “Temos perspectivas reais de implantar uma agenda para o Brasil. Não uma agenda de partido, mas de recuperação do país”, afirmou.

O líder destaca que a Câmara passou por fase de graves constrangimentos e estava difícil conseguir avançar. A mudança de comando dá início a uma nova fase, em que a Câmara poderá honrar suas tarefas e cumprir suas obrigações com o país, destaca Imbassahy. No início da tarde da quarta-feira (13), a bancada tucana já havia anunciado o apoio a Maia.

A eleição de Maia traz a expectativa de um novo futuro para o Parlamento, acredita o deputado Nilson Leitão (MT). O tucano destaca que a Câmara é elemento essencial da democracia e precisa resgatar sua credibilidade. “O novo presidente tem uma responsabilidade enorme e também a oportunidade de transformar esta Casa em uma Casa de boas notícias”, completou.

Experiência

Primero a discursar em Plenário no primeiro turno da eleição, Rodrigo Maia destacou sua biografia e se disse pronto para assumir o comando da Casa. “Ofereço a dimensão da experiência que acumulei em quase 20 anos aqui dentro e a correção pela qual pautei minha vida pública”, disse Maia.

No discurso em defesa de sua candidatura, Maia citou a crise econômica que atinge o país e a crise política por que passa o Parlamento. Ele afirmou as repúblicas nunca se consolidam sem a força dos parlamentos. “Quando a Câmara é atacada ou mal defendida, é cada um dos nossos mandatos que atacam”, disse Maia. “Sei que estou pronto para navegar nessa tormenta, que passará. A Câmara, o Congresso e o Brasil são maiores que qualquer crise”, finalizou.

O deputado Rodrigo Maia foi eleito em 2014 para o seu quinto mandato na Câmara dos Deputados. O deputado também foi líder da bancada na Câmara por dois anos. Em 2015, foi presidente e relator da proposta de Reforma Política e é presidente da Comissão Especial da DRU.

(Reportagem: Elisa Tecles com informações da Agência Câmara/ Foto: Alexssandro Loyola)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.