Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O deputado federal Filipe Barros (PSL), um dos quatro novos integrantes da Comissão sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, afirmou que, a partir de agora, o grupo de trabalho deixará de “distorcer a história”. As informações são de Daniel Salgado na Época.

Na avaliação de Barros, a comissão era direcionada por “ideologia” e voltada apenas para a investigação da ação do Estado durante a repressão da ditadura militar, sem levar em consideração o que classifica como os atos de “grupos terroristas”.

A decisão de substituir quatro dos sete integrantes da comissão ocorreu uma semana após o colegiado declarar que a morte do pai de Felipe Santa Cruz, atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), foi causada pelo Estado brasileiro. O documento ganhou visibilidade após Bolsonaro afirmar, sem apresentar provas, que Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira foi morto pelo grupo de esquerda do qual fazia parte.

Criada em 1995, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, a comissão tem como objetivo reconhecer desaparecidos em decorrência de atividades políticas entre 1961 e 1979, período que vai da ditadura militar (1964-1985) até o ano de promulgação da Lei da Anistia.

Em entrevista a ÉPOCA, Barros comentou a atuação da Comissão que passou a integrar, os comentários do presidente Jair Bolsonaro sobre a morte de Fernando Santa Cruz e o que pretende fazer para que todos possam ter respeitados seus direitos à memória e à verdade. “Não podemos colocar na balança e dizer que determinadas vidas valem mais do que as outras”, argumentou. “Para mim, isso é uma afronta.”

Como o senhor analisa o trabalho da comissão de mortos e desaparecidos até o momento?

Só terei uma opinião clara sobre o que foi feito nos anos anteriores quando tomar conhecimento dos documentos. Mas, com base no noticiado pela imprensa, tenho uma impressão preliminar: a Comissão tem um papel importantíssimo para a democracia, assim como teve em outros países como a Argentina e o Chile. O importante é destacarmos que apenas uma parte das vítimas teve oportunidade, ao que me parece, de ser foco da Comissão no passado.

(https://epoca.globo.com/comissao-agiu-por-ideologia-distorceu-historia-diz-novo-integrante-23858627)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.