Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Câmara de Vereadores de Londrina aprovou na sessão ordinária da última quinta-feira (12), em regime de urgência, a criação de “Comissão Temporária Externa”, composta por três vereadores, para acompanhar na capital do Estado, as discussões dos projetos de lei n° 60/2015 e 6/2015, de autoria do Executivo Estadual, temporariamente retirados da pauta de debates da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP).

O requerimento para criação do grupo foi apresentado pelo vereador Gustavo Richa (PHS) e subscrito pelos vereadores Jamil Janene (PP), Emanoel Gomes (PRB), Junior Santos Rosa (PSC) e Marcos Belinati (PROS), em resposta à manifestação dos servidores estaduais que esta semana lotaram as galerias do Legislativo durante as sessões ordinárias. A composição da “Comissão Temporária Externa” deverá ser definida pelas lideranças partidárias na próxima quinta-feira (19), durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores.

Na última terça-feira, os vereadores já haviam aprovado um ofício em apoio ao movimento dos servidores públicos, que foi endereçado ao governador Beto Richa e aos deputados estaduais. No documento, assinado por todos os parlamentares londrinenses e apresentado pela vereadora Lenir de Assis (PT), os vereadores cobraram a retirada de pauta dos dois projetos do Executivo Estadual que, segundo o ofício "atacam o funcionalismo público, devastando carreiras, alterando aposentadorias e suprimindo direitos conquistados com muita luta”.

Apoio ao movimento - O presidente do Legislativo, vereador Professor Fabinho (PPS), destacou a importância da abertura da Câmara de Vereadores para manifestação dos servidores públicos estaduais e do envolvimento dos vereadores no apoio ao movimento. “Temos 16 partidos representados no Legislativo Londrinense e cada vereador pode articular junto ao deputado do seu partido, para impedir votação das matérias ou garantir que o governador converse sobre as medidas com os servidores”, disse o parlamentar. E completou: “A criação da Comissão também demonstra a preocupação dos vereadores da cidade com a situação enfrentada pelo Estado e o funcionalismo do Paraná”, afirmou o presidente.

A semana não fácil para os servidores públicos do Estado, acampados no Centro Cívico da capital do Estado desde a última segunda-feira. O movimento que conquistou novas adesões diariamente, protestava contra o pacote de ajuste fiscal imposto pelo Governo do Estado que, na avaliação das lideranças sindicais, suprimem direitos conquistados pelos trabalhadores. Decididos a impedir a votação dos projetos encaminhados à ALEP, servidores ocuparam a sede da Assembleia na última terça-feira e só deixaram o local dois dias depois, quando pressionado o Governo do Estado solicitou a retirada de pauta as matérias e os deputados recuaram na decisão de votar às pressas os projetos em regime de Comissão Geral.

Assessoria de Comunicação da CML 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.