Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Equipe brasileira, formada por 41 estudantes do SENAI e do SENAC, acerta detalhes para garantir primeiro lugar no pódio do WorldSkills. Competição ocorrerá de 2 a 7 de julho, em Leipzig, na Alemanha

 
Asimp/CNI
 
Os 41 competidores que representarão o Brasil no WorldSkills, o maior torneio mundial de educação profissional, estão nos  últimos dias de preparação para a disputa, que ocorrerá em Leipzig, na Alemanha, entre 2 e 7 de julho. No dia 29, o grupo parte para a Europa em busca do primeiro lugar no pódio da competição, que reúne mais de mil estudantes de educação profissional de 52 países. Durante as provas,   que serão realizadas entre 3 e 6 de julho, os competidores terão de apresentar habilidades técnicas, individuais e coletivas para  executar tarefas do dia a dia do trabalho, dentro de padrões internacionais de qualidade.

Neste ano, o Brasil compete em 37 modalidades, que vão desde cozinha e serviço de restaurante até robótica móvel e mecatrônica. São sete modalidades a mais que a edição anterior do WorldSkills, realizada em Londres em 2011, quando o Brasil ficou em segundo lugar no ranking geral, atrás apenas da Coreia.

A delegação deste ano, formada por estudantes de cursos técnicos e de aprendizagem profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), tem 26 representantes do Sudeste (SP e MG), oito do Sul (RS, SC e PR), cinco do Nordeste (PE, CE e RN) e dois do Centro-Oeste (DF). (Veja a lista completa dos competidores brasileiros em http://www.portaldaindustria.com.br/cni/imprensa/2013/05/1,15882/com-41-competidores-brasil-leva-sua-maior-delegacao-para-worldskills-2013.html)

Os estudantes que representarão o Brasil na competição ficaram na primeira ou segunda colocação da Olimpíada do Conhecimento, o torneio nacional, realizado em novembro de 2012, em São Paulo, e depois conseguiram atingir o índice técnico internacional.

Dedicação Total
 
Desde o início de março, quando a delegação foi definida, juntos, os 41 competidores treinaram mais de 20 mil horas. Alguns deles, como é o caso de Leandro Oliveira, teve até mudança de cidade. O competidor em eletricidade predial trocou Petrolina (PE), sua cidade natal, por Sapucaia do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre, onde passa 14 horas por dia em treinamento. “A competição é minha vida hoje. Não saio, não namoro. Passo o tempo todo aqui”, diz ele, referindo-se ao laboratório.

Do total de aproximadamente 500 horas de preparação individual, 100 delas foram destinadas a um treinamento comportamental, cujo objetivo foi o de desenvolver a capacidade de trabalhar sob pressão. A metodologia a distância desenvolvida especificamente para a competição se divide em leituras, vivências e discussões sobre filmes que retratem casos reais de superação. Na semana entre 17 e 21 de junho, o time se reuniu em Bragança Paulista, no interior de São Paulo, para a finalização deste trabalho. Até o dia 28, a preparação volta a ser nos laboratórios para acerto dos últimos detalhes técnicos.

De acordo com o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, a participação do evento internacional que ocorre a cada dois anos, tem o objetivo de melhorar o padrão de qualidade da educação profissional oferecida pela instituição. “O torneio é uma forma de o SENAI incentivar e valorizar o esforço dos estudantes e, ao mesmo tempo, avaliar a formação que oferece segundo padrões tecnológicos adotados pela indústria em todo o mundo”, destaca Lucchesi.

Desde o início de sua participação, em 1983, o Brasil já conquistou 132 premiações entre medalhas de outro, prata, bronze e diplomas de excelência no WorldSkills. Em 2015, o Brasil será a sede da próxima edição do torneio internacional, que ocorre a cada  dois anos em um país diferente. Na competição, que será realizada de 11 a 16 de agosto de 2015, no Parque do Anhembi, são esperados 1,2 mil jovens competidores de 74 países concorrendo em 48 profissões.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios