Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nos dias 29 de junho, das 18 às 22 horas, e 30 de junho e 1º de julho, das 9 às 17 horas, a Legião da Boa Vontade realizará, no Instituto de Educação José de Paiva Netto (Av. Rudge, 700, Bom Retiro, São Paulo/SP), o 10º Congresso Internacional de Educação da LBV, reunindo pesquisadores, docentes, estudantes e profissionais de áreas ligadas à educação em torno do tema “Ensino de qualidade: um olhar além do intelecto”. Um dos renomados participantes é Vasco Pedro Moretto, mestre em Didática das Ciências pela Universidade Laval, de Québec, no Canadá, licenciado em Física pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em Avaliação Institucional pela Universidade Católica de Brasília (UCB), que proferirá a palestra “A construção interativa do conhecimento, em busca do desenvolvimento de competências”, no segundo dia de debates.

Sobre o assunto, o conferencista apresentará o que considera os cinco pilares determinantes para a competência do professor em sala de aula. “Eu desenvolvi um modelo de competência que corresponde a cinco recursos. O que é a competência no conceito que eu desenvolvo? É a capacidade de um sujeito ter recursos para resolver situações complexas. (...) A ideia de competência está no dia a dia. Da mesma forma eu sempre digo — é onde eu vou insistir no congresso —, o aluno tem o direito de ter na sua frente um professor competente”, afirma.

Vasco Moretto ainda discorrerá sobre a ética e a importância desta na formação dos educandos. “Para o professor competente, a ética tem que ser o pano de fundo de todas as suas ações. Eu conceituo ‘ética’, na minha palestra, como um conjunto de princípios e valores que regem a vida em sociedade. Então, o aluno tem que agir por ética, e o professor tem que ser competente, não por medo de alguma punição, mas por ética, porque se pergunta: ‘Qual é a consequência do meu ato? Se sou competente, eu vou ajudar a formar cidadão competente. Se eu for um professor medíocre, vou formar uma pessoa medíocre’”, explica.

Mais destaques do evento

A programação do congresso abrange palestras com outros renomados especialistas, entre os quais o psiquiatra Içami Tiba; a diretora de Fortalecimento Institucional e Gestão Educacional da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Maria Luiza Martins Aléssio; o mestre em Educação Jairo de Paula; a diretora da Faculdade de Educação da PUC/SP, Dra. Neide de Aquino Noffs; a pedagoga Silvana Pepe; a especialista em Gestão Estratégica de Pessoas Sueli Ramalho Segala; e a supervisora da linha pedagógica da LBV e diretora do Instituto de Educação José de Paiva Netto, Suelí Periotto.

Também haverá 14 oficinas pedagógicas, que enfocarão diferentes tópicos e faixas etárias e nas quais será abordada a metodologia de aplicação da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico, que compõem a proposta educacional criada pelo educador Paiva Netto e colocada em prática, com expressivos resultados, na rede de ensino e nos Centros Comunitários de Assistência Social da LBV.

Os interessados em obter outras informações e/ou em inscrever-se para participar do encontro podem ligar para os tels. (11) 3361-6078 e 3225-4590 ou acessar o hotsite www.boavontade.com/congressodeeducacao.

(Juliana Lívia Bortolin/Asimp)

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios