Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Apresentando valiosas contribuições de palestrantes, LBV mostra que a educação vai além do intelecto

Juliana Lívia Bortolin/Asimp/LBV
 
Realizado de 26 a 28 de junho, em São Paulo/SP, o 12º Congresso Internacional de Educação da LBV reuniu docentes, estudantes, pesquisadores, profissionais de áreas ligadas à Educação e interessados em torno do tema “A Arte na arte de educar: uma visão além do intelecto”.

A palestra inaugural, no dia 26, foi feita pelo mestre e doutor em Educação Mario Sergio Cortella, que também é filósofo e escritor. De maneira bem-humorada, ele apresentou sua contribuição ao debate do referido tema e enfatizou a necessidade de ver “além do intelecto”, como preconiza a Legião da Boa Vontade.

Nos demais dias, o período da manhã foi marcado por palestras de outros renomados especialistas, enquanto à tarde ocorreram oficinas temáticas. A professora, artista e ilustradora Lisie de Lucca apresentou-se no dia 27, sob o tópico “A experiência estética como caminho para a semeadura do entusiasmo pelo conhecimento”. Em seguida, a professora Nádia Conceição Lauriti, mestre em Linguística aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa, abordou a arte e a percepção na Educação, além de oferecer sugestões para o cotidiano escolar.

Ainda nesse dia, o professor Eduardo Natali desenvolveu o tópico “Acessibilidade — uma nova perspectiva de inclusão”. Graduado em Educação Física e em Pedagogia e pós-graduado em Administração e Marketing esportivo, ele tem grande experiência profissional na inclusão de pessoas com deficiência.

A manhã do dia 28 proporcionou igualmente explanações interessantes, a começar pela palestra proferida pela mestre em Educação Maria Suelí Periotto, supervisora da linha educacional da LBV, e por Paula Suelí, professora de História e Cultura Ecumênica. Em foco, a prática das Pedagogias do Afeto e do Cidadão Ecumênico, que compõem a proposta do educador Paiva Netto, aplicada nas unidades da Instituição.

Na sequência, o dr. Claudio Picollo adentrou o palco para tratar de interdisciplinaridade, conceito que valoriza a importância da permanente pesquisa no cotidiano dos professores. O administrador de empresas Ricardo Piovan fechou o ciclo de palestras falando sobre o tópico “Resiliência na sala de aula”. Diretor da empresa Portal Fox, ele apresentou ideias do setor empresarial que podem colaborar na arte de educar, inclusive a resiliência, termo que designa a habilidade daquelas pessoas que, mesmo diante da pressão e do estresse, conseguem superar as dificuldades.

Outras informações sobre as palestras e os assuntos abordados no congresso podem ser encontradas no site www.boavontade.com.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios


Notice: Undefined variable: usuario_tk in /var/www/vhosts/jornaluniao.com.br/httpdocs/widget_footer.php on line 245
NULL