Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras se reúne hoje, às 14h30, para enfrentar uma pauta com 392 requerimentos que aguardam votação. Entre eles, o que pede averiguação nos cartórios do estado do Rio de Janeiro sobre a situação de imóveis da presidente da Petrobras, Graça Foster, e do ex-diretor da área internacional da estatal Nestor Cerveró.

Segundo o jornal O Globo, eles teriam doado imóveis a parentes após a divulgação de irregularidades na compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. O Tribunal de Contas da União (TCU) ainda não decidiu se vai bloquear os bens de Graça Foster. No último dia 27, a maioria dos ministros votou pelo não bloqueio dos bens, mas o julgamento foi interrompido.

O deputado Rubens Bueno (PPS-PR), autor do requerimento para investigação sobre os imóveis, disse que, se a denúncia se confirmar, fica configurada uma fraude contra uma decisão do TCU. O tribunal aprovou em 23 de julho relatório do ministro José Jorge determinando que o ex-presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, e 11 diretores e ex-diretores da estatal devolvam aos cofres da petrolífera 580,4 milhões de dólares por prejuízos na compra de Pasadena. O processo do TCU, porém, não cita Graça Foster entre os responsabilizados.

Convocações
Outro requerimento que deve provocar debate, também apresentado por Rubens Bueno, postula a convocação de Enivaldo Quadrado. Ele é apontado como um possível elo entre o esquema do doleiro Alberto Youssef e pessoas envolvidas no mensalão.

A CPMI da Petrobras também pode aprovar a convocação de Meire Poza, contadora de Youssef, objeto de três requerimentos.

Alberto Youssef está preso desde março. Ele é acusado de ser o comandante de um esquema de lavagem de dinheiro que teria movimentado R$ 10 bilhões. A Polícia Federal apura se o esquema envolvia diretores da Petrobras, como Paulo Roberto Costa, também preso.

Na última audiência da CPMI, no dia 20, foram ouvidos o gerente jurídico internacional da empresa, Carlos Cesar Borromeu de Andrade, e o gerente de Segurança Empresarial, Pedro Aramis de Lima Arruda.

(Agência Câmara de Notícias - *Com informações da Agência Senado)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.