Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

AEN

O governador Beto Richa e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Luiz Campagnolo, assinaram ontem (31), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, convênio de cooperação técnica que prevê a realização de cursos profissionalizantes gratuitos, prioritariamente em municípios que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Pelo acordo, serão ofertados 11 cursos que fazem parte do programa Caminhos da Profissão, desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O Estado oferece a infraestrutura para as aulas, que serão realizadas nos telecentros conhecidos como Espaços Cidadão.

O governador Beto Richa ressaltou que o convênio com o Sistema Fiep vai contribuir para qualificar trabalhadores que precisam de capacitação para ser inseridos no mercado de trabalho nas regiões em que vivem. “Vivemos um momento de união de esforços com ações eficientes que garantem o desenvolvimento econômico e social do Paraná”, disse. Ele acrescentou que diversas empresas e entidades privadas participam deste movimento.

Richa informou que as 23 turmas que serão abertas devem respeitar a característica e a demanda de serviços de cada região. As turmas iniciarão em agosto e a previsão é capacitar inicialmente 920 pessoas. Entre os cursos que serão realizados estão: informática; marcenaria; auxiliar administrativo, manutenção predial e eletricidade predial.

O presidente do Sistema Fiep explicou que os cursos terão duração de dois meses, com 160 horas aula, e cada turma terá em média 20 alunos. “A Fiep e o governo do Estado estão imbuídos do mesmo objetivo, que é estar próximo ao cidadão”, afirmou. Ele destacou que o Paraná vive um momento favorável de desenvolvimento econômico e por isso é necessário promover a qualificação de trabalhadores, especialmente para a área industrial.

Campagnolo afirmou que o Estado tem atraído importantes investimentos e as empresas já instaladas no Paraná estão expandindo a produção. “Desde o ano passado o Estado já promoveu cerca de R$ 18 bilhões em investimentos no setor industrial. Estamos caminhando na mesma direção para suprir a demanda por mão de obra”, acrescentou.

De acordo com o secretário estadual de Assuntos Estratégicos, Edson Casagrande, que é coordenador pelos Telecentros Espaços Cidadão, a procura por cursos de capacitação e formação profissional cresceu significativamente desde o ano passado. Ele destacou que o objetivo do Governo do Estado é intensificar a qualificação da população e aumentar a atratividade e competitividade de todas as regiões.

“Observamos que houve um aumento significativo da empregabilidade nas regiões em que atuamos com cursos de aperfeiçoamento e formação profissional. Nem sempre as pessoas podem se deslocar para locais mais afastados. Por isso, levar para o Espaço Cidadão essa oportunidade, com certeza vai beneficiar uma grande parcela da população paranaense”, declarou o secretário.

Os telecentros estão localizados nas Bibliotecas Cidadãs. Os espaços promovem a inclusão digital e disseminação do acesso público à internet e uso de correios eletrônicos para toda a população. A meta é ter um telecentro em cada município até 2014. Até o final deste ano, serão 303 unidades no Estado.

Inscrição

Mais informações sobre os cursos que serão ofertados, e a pré-inscrição, poderão ser acessadas a partir do dia 10 de agosto pelo site da secretaria de Assuntos Estratégicos (www.seae.pr.gov.br). A matrícula será efetuada no telecentro do município onde será ministrado o curso.

Participam da assinatura do termo de cooperação técnica, o sub-chefe da Casa Civil, Guto Silva; o deputado estadual, Plauto Miró; o diretor Regional do Senai, Marco Antonio Secco; o diretor-superintendente do Sesi, José Antonio Fares; a chefe de Gabinete da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Clecy Amadori; e o assessor da presidência da Fiep, Irineu Roveda Junior.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios