Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O sentimento de rejeição ao governo Dilma e a desaprovação da sociedade à presidente e a sua forma de comandar a nação estão em alta. Pesquisa CNI-Ibope divulgada na última quinta-feira (19) mostra alto índice de desaprovação da gestão petista – 33% a consideram ruim/péssima e 34%, regular. Já a maneira de governar da presidente é desaprovada por 50% dos entrevistados – a pior marca desde o início do mandato. Para o deputado Luiz Carlos Hauly (PR), a situação tende a se deteriorar ainda mais, já que a sociedade tem sentido os efeitos de uma gestão desastrosa, responsável pela volta da inflação e por uma fraca prestação de serviços.

“Daqui para frente a queda dela vai ser ainda mais acentuada”, avalia o tucano, que tem ouvido reclamações e críticas dos cidadãos ao governo federal e à presidente por onde tem passado. “Estou convicto disso porque estou na base, andando em todo o Norte do Paraná, e o sentimento de revolta com esse governo é muito grande devido às atitudes que deixou de tomar e ao desmando administrativo, com escândalos de corrupção”, avaliou nesta sexta-feira (20).

Principais números

Segundo o levantamento, o percentual da população que considera o governo da presidente Dilma como ótimo ou bom recuou de 36%, em março, para 31% em junho. Já o percentual dos que o consideram ruim ou péssimo aumentou de 27% para 33%. Já a maneira de governar da presidente teve um recuo de sete pontos percentuais, chegando à desaprovação recorde. Em junho o percentual da população que aprova a maneira de governar da Presidente Dilma é de 44%, enquanto a maioria dos entrevistados (50%) desaprova.

A avaliação setorial do governo demonstra enorme insatisfação social com as insuficientes políticas voltadas para os mais diversos setores. Em todas as nove áreas pesquisadas a desaprovação é maior que a aprovação. Em alguns casos, os que desaprovam chegam a mais de 3/4 do total.

A área de saúde apresenta o maior percentual de desaprovação: 78%. Em educação, a desaprovação alcança 67%. Já a atuação na área de Segurança Pública chega a 75%. O descontentamento com a política de combate à inflação também é elevado: dentre os entrevistados, 71% desaprovam as ações e políticas do governo nesse sentido. O percentual da população que desaprova a política de juros é de 70%.

“O sentimento das famílias e dos trabalhadores é de perda no poder de compra, volta da inflação e insegurança”, alerta Hauly. O tucano afirma que somam-se a isso as denúncias de corrupção na Petrobras, empresa vista pelos brasileiros como um símbolo e importante patrimônio nacional. Não é a toa que a presidente tem sido vaiada em vários locais. Sua imagem tem sido associada aos latentes problemas nacionais.

Segundo ele, nem mesmo o forte apelo publicitário e as megacampanhas de marketing tem sido suficientes para driblar os problemas que os cidadãos enfrentam e sabem ter a presidente Dilma como principal culpada. “O sentimento da população é de desproteção e de que o país está à deriva, sem o comando necessário”, avalia.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.