Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Enviada à relatoria do Plano Plurianual, objetivo é duplicar as matrículas existentes atualmente nas instituições de ensino superior não federal. Governo disponibilizaria recursos.

O deputado federal Alex Canziani (PTB-PR), membro da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, apresentou uma emenda ao Plano Plurianual (PPA) do governo que duplica a oferta de vagas nas universidades públicas nos próximos quatro anos. A Comissão aceitou a proposta, que agora será encaminhada ao relator do plano, senador Walter Pinheiro (PT-BA), para aprovação.

O Plano Plurianual fixa diretrizes, objetivos e metas para as despesas de capital e de duração continuada dos quatro anos seguintes ao início do mandato presidencial. O PPA para o período de 2012-2015 prevê para a União despesas de R$ 5,4 trilhões nos próximos quatro anos. O valor é 38% maior que o plano anterior.

O dobro

O objetivo da emenda de Canziani é duplicar as matrículas existentes atualmente nas instituições de ensino superior “não federal” num prazo de quatro anos, e com isso melhorar a oferta da educação brasileira. Os recursos, para o custeio desta diferença, seriam repassados às universidades pela União.

Alex Canziani trata da relevância da emenda e o apoio do governo federal para a viabilização do projeto. “Através da aprovação desta emenda haverá um incremento significativo no número de vagas nas universidades estaduais e municipais. É mais uma medida para levarmos a educação superior a todos os nossos jovens, principalmente à população mais carente”, destacou o parlamentar paranaense, que agora articula a aprovação da emenda junto ao relator Walter Pinheiro. Canziani diz que o PPA e suas emendas serão aprovados dentro do prazo, até dezembro.

Nova perspectiva

Para a reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Nádina Moreno, a inclusão da emenda mostra o quão são importantes os investimentos nos cursos oferecidos pelas instituições: “O Estado não tem o aporte de recursos necessários para duplicar as vagas”, reconhece a reitora. “A inclusão da emenda é uma vitória muito grande, porque abre uma outra perspectiva com a possibilidade dos recursos federais”, comenta. “O deputado Alex mostra que ele realmente é o deputado da educação”, destacou a reitora.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios