Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

De 4 a 7 de julho de 2011, a ONU (Organização das Nações Unidas) promove a Reunião anual de Alto Nível do Conselho Econômico e Social (Ecosoc), em Genebra, na Suíça. O tema escolhido para 2011 é educação. Participam chefes de Estado, ministros, embaixadores e altos funcionários das Nações Unidas. A Legião da Boa Vontade, pela sua vasta experiência no campo educacional, foi convidada para o evento como representante da sociedade civil. Indicada pelo Ecosoc como referência no assunto, a Instituição vai compartilhar a sua experiência de promover ensino de qualidade como ferramenta para superação da pobreza.

As delegações internacionais receberão uma série de recomendações sobre o tema, elaboradas pela LBV e traduzidas pela ONU para seus seis idiomas oficiais. Além disso, a Instituição brasileira organizará um painel temático, intitulado “Educação de qualidade e equitativa: Um desafio intersetorial para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”, no qual ministrará a palestra “Educação de excelência superando a miséria: Como formar o cidadão integral para a Sociedade Solidária”.

O café da manhã ministerial, no dia 5 de julho, é outro importante momento da programação, que terá a presença da LBV, como representante da sociedade civil, uma vez que também possui status consultivo geral nas Nações Unidas. Realizado pela Unesco e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), com apoio do Banco Mundial, o encontro terá como tema “Educação, juventude e mercado de trabalho”.

A reunião entre representantes do alto comissariado internacional e ministros de vários países terá a Legião da Boa Vontade como convidada especial por considerar como referência a proposta educacional da Instituição, formada pela Pedagogia do Afeto e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico, ambas preconizadas pelo educador Paiva Netto e aplicadas na rede de ensino e nos programas socioeducativos da Legião da Boa Vontade.

Os bons resultados conquistados pelo trabalho da LBV na área estão, em resumo, na edição especial da revista BOA VONTADE (disponível em espanhol, francês, inglês e português) que será entregue às delegações internacionais durante o encontro. A publicação contém, ainda, um balanço e a repercussão do 8º Fórum Intersetorial Rede Sociedade Solidária (8º FIRSS) — 5ª Feira de Inovações, que reuniu diversos segmentos da sociedade, organizações do Terceiro Setor, órgãos governamentais, representantes do campo acadêmico e classe empresarial.

Promovido pela Legião da Boa Vontade, em várias cidades do Brasil, além de Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Portugal e Estados Unidos, o evento serviu de preparação para esta Reunião de Alto Nível do Ecosoc. Os encontros intersetoriais contaram com o apoio do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (Unic Rio) e o suporte do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU (UN/Desa), representado pelo dr. Andrei Abramov, que veio da sede das Nações Unidas em Nova York, além do apoio de outras agências e fundos da ONU na América Latina.

(Juliana Lívia Bortolin/Asimp)

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios