Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Aproximadamente 8 milhões de eleitores em todo o Paraná irão às urnas no dia 2 de outubro para votar nos candidatos a prefeito e a vereador de seus municípios. Com 5,3% dos eleitores do Brasil, o estado permanece como o sexto maior colégio eleitoral do país, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul. No Brasil, espera-se que 146 milhões de pessoas participem do pleito.

Nesse contexto, para esclarecer dúvidas de cidadãos, candidatos e jornalistas, o Ministério Público do Paraná preparou um hotsite especial com informações diversificadas sobre as eleições municipais. Dentre os assuntos abordados, estão as condutas permitidas e proibidas na propaganda eleitoral, os crimes, como compra de votos, boca de urna, “chuva de santinhos” e fraude na votação, além das punições previstas para cada um deles e orientações sobre como denunciá-los.

Há também informações acerca das regras específicas para o dia das eleições, a importância do voto consciente, as atribuições dos cargos em disputa e o papel do Ministério Público, responsável por fiscalizar o processo e receber denúncias da população. No hotsite, será possível saber ainda sobre os locais de votação, além do calendário eleitoral com as principais datas até o dia da votação.

Exercício da cidadania

Segundo o procurador de Justiça Armando Antônio Sobreiro Neto, coordenador das Promotorias de Justiça Eleitorais do MP-PR, o objetivo do hotsite é esclarecer as principais dúvidas dos cidadãos em relação ao pleito e divulgar os canais de acesso ao Ministério Público para orientações e envio de denúncias. “Além disso, a iniciativa contribui para o desenvolvimento da consciência cívica, independentemente do alcance técnico-jurídico, constituindo relevante ferramenta para o aprimoramento do exercício dos direitos políticos”, destaca.

O procurador-geral de Justiça do MP-PR, Ivonei Sfoggia, acrescenta que todo conteúdo do hotsite foi elaborado com o propósito de prestar um serviço à população, considerando o papel do Ministério Público de zelar pela lisura do processo eleitoral, em que seja assegurado o pleno exercício da cidadania.

Ministério Público Eleitoral

O MPE possui uma composição mista: membros do Ministério Público Estadual e do Ministério Público Federal (MPF). Os promotores eleitorais são promotores de Justiça (Ministério Público Estadual) que exercem as funções por delegação do MPF. O procurador-geral da República (que pertence ao MPF) exerce a função de procurador-geral Eleitoral perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e indica membros para também atuarem no TSE e nos Tribunais Regionais Eleitorais (procuradores regionais eleitorais, que chefiam o Ministério Público Eleitoral nos estados).

Os promotores de Justiça que atuam na área eleitoral fiscalizam todo o processo das eleições, trabalhando para coibir e punir desvios, como propaganda irregular, compra de votos, abuso de poder econômico e uso indevido da máquina administrativa. Esse serviço é realizado durante todo o período das eleições, pois, conforme estabelece o artigo 72 da Lei Complementar 75/93, o MPE atua em todas as fases e instâncias do pleito. No Paraná, existem 206 zonas eleitorais e, para cada uma delas, há um promotor de Justiça responsável.

Acesse o hotsite

Ascom/ Ministério Público do Paraná

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.