Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cássio Henrique Ceniz/Asimp

O diretor da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), Antônio Carlos Aleixo, será o primeiro reitor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) eleito pela comunidade acadêmica (professores, alunos e funcionários). O vice-reitor eleito é Antônio Rodrigues Varela Neto, diretor da Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí. O resultado foi divulgado, oficialmente, na quinta-feira, 22, pela Comissão Eleitoral. A chapa “Unespar para Todos” obteve 69,98% dos votos e a outra chapa recebeu 26,59%.

A universidade, que será a sétima do sistema de ensino superior mantido pelo Governo do Paraná, está em processo de credenciamento junto ao Conselho de Educação. A Unespar reúne as faculdades isoladas de Curitiba, Paranavaí, Paranaguá, Apucarana, Campo Mourão e União da Vitória.

Metas

O professor Aleixo diz que sua principal meta, depois de nomeado pelo governador Beto Richa, será implantar um programa de crescimento e desenvolvimento da Unespar. Ele salienta que ainda há muito trabalho a ser feito pelo credenciamento da universidade junto ao Conselho de Educação e aprovação da lei que a cria, na Assembleia Legislativa. Mas Aleixo diz que o mais importante foi a decisão do Governo do Estado de implantar a Unespar.

De acordo com o futuro reitor, a Unespar foi aprovada na Assembleia ainda em 2001, mas o processo estava parado até o ano passado. “Só este governo e o empenho do secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, e do vice-reitor pró-tempore, professor Marco Aurélio Visintin, é que permitiram o andamento do processo”, afirma.

Como universidade, conforme explicou, as faculdades têm ampliadas as possibilidades de obtenção de fechar convênios e obter financiamentos para pesquisas, tanto de órgãos brasileiros como no exterior.

A Unespar terá 63 cursos e cerca de 12 mil alunos. Reúne oito faculdades antes isoladas: a Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), a Faculdade de Artes do Paraná (FAP), a antiga Academia Policial Militar do Guatupê, agora nomeada Escola Superior de Segurança Pública, as três em Curitiba; a Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), a Faculdade Estadual de Educação, Ciência e Letras de Paranavaí (Fafipa), a Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar), a Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea) e a Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (Fafiuv).

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios