Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Estética e Imagem Pessoal terá aulas práticas em laboratórios estruturados pelos pólos

Desde que surgiu no Brasil, há pouco mais de uma década, o Ensino a Distância vem quebrando barreiras de todos os tipos: geográficas, sociais, culturais. E agora, com a oferta do primeiro curso na área de saúde, mais um desafio é vencido. O recém criado curso Superior de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal prova que é possível aliar a prática aos conteúdos teóricos no sistema de Ensino a Distância (EaD). A iniciativa da Unopar, pioneira nesta modalidade e também a maior universidade em EaD do país, com pólos em todos os Estados brasileiros,  abre um mundo de novas possibilidades para a educação. “Este curso certamente está derrubando um tabu, de que só poderíamos oferecer conteúdos teóricos pelo EaD. Estamos trabalhando para mostrar que é possível promover ensino de qualidade em diversas áreas do conhecimento nesta nova modalidade”, garante a professora Natália Soares Ribeiro, coordenadora do curso, que é também formada em Fisioterapia e Mestre em Patologia Experimental.

Para viabilizar o curso, que ainda tem inscrições abertas pelo Vestibular Nacional Agendado Unopar, foi preciso contar com a colaboração dos pólos. Eles montaram laboratórios para as aulas práticas, que começam já no segundo semestre do curso. “A partir daí, mantem-se os encontros presenciais online semanalmente nos pólos e iniciam-se encontros presenciais quinzenais nos laboratórios. Lá o aluno vai desenvolver, junto com o tutor de sala, a aula prática presencial previamente gravada no laboratório de Estética da Unopar em Londrina, que já oferece o mesmo curso no sistema tradicional. Através do vídeo estarão aprendendo e praticando a técnica passo a passo”, explica a professora Natália. Uma das vantagens deste sistema é que o vídeo fica disponível para o aluno e pode ser revisto quantas vezes ele quiser.

O curso é tecnológico, reconhecido pelo MEC, tem duração de cinco semestres e é voltado para a prática profissional.  Cada semestre é composto por cinco disciplinas, ministradas por cinco professores diferentes. Todas as aulas são gravadas e transmitidas a partir dos estúdios de geração da Unopar Virtual, em Londrina. O conteúdo abrange estética facial, corporal, embelezamento (maquiagem, cabelos), massoterapia e cosmetologia. “Quando se fala de estética é comum pensar somente na pele, porém, a pele é um órgão muito complexo e sua saúde está vinculada a várias estruturas e sistemas como o circulatório e o linfático, por exemplo”, detalha a professora.   

Os profissionais podem trabalhar em clínicas, centros de estética, spas urbanos e salões de cabeleireiro. “Depois da graduação é possível acrescentar uma especialização ou mestrado e optar pela área de pesquisa ou pela docência”, informa Natália.

Diferencial no mercado de trabalho

A professora Natália destaca que o perfil dos alunos do EaD exige disciplina e iniciativa. “Como temos encontros presenciais apenas uma vez por semana, eles precisam ser organizados e bastante proativos, o que é um diferencial a favor deles na hora de entrar no mercado de trabalho”, pondera ela.

A maioria dos alunos é do sexo feminino mas há também homens. Natália, que também dá aulas no curso de Estética presencial da Unopar, vê mudanças nesse universo: “Geralmente os alunos homens se destacam. Temos grandes nomes no mundo da moda, como o Duda Molinos, que trabalha com maquiagem e muitos homens também em salões de cabeleireiro. Aliás, os homens também estão mais vaidosos, cuidando mais da aparência e esse é um mercado bastante promissor para o profissional da estética atuar”. 

As inscrições para o Vestibular Nacional Agendado Unopar estão abertas e podem ser feitas no site www.unoparvirtual.com.br, onde também é possível consultar quais polos oferecem o curso.

(Phoenix Finardi/Asimp/Unopar)

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios